Sunday, August 26, 2007

Formato de disco de "grandes sucessos" é questionado


Em busca de lucros mais altos, gravadoras querem coletâneas cada vez mais cedo.'Cake' se rebelou contra gravadora e decidiu criar próprio selo.
Um dos efeitos colaterais de uma indústria fonográfica fragmentada e turbulenta como a de hoje é o significado incerto do que vem a ser um disco de grandes sucessos (ou greatest hits). Por um lado, esse tipo de produção continua sendo uma gigantesca máquina de ganhar dinheiro para as gravadoras, que exigem que os seus artistas façam as coletâneas dos maiores sucessos cada vez mais cedo na carreira.

Por outro lado, o iTunes tornou redundantes os discos de grandes sucessos. Se você estiver interessado nos maiores sucessos de um artista, você mesmo pode criar a sua coletânea. Essa dicotomia, para algumas bandas, tornou a decisão sobre fazer ou não um disco de maiores sucessos cada vez mais difícil e às vezes polêmica.
Algumas vêem esse tipo de disco como um caça-níqueis descarado que desrespeita a integridade da obra original. A pressão por parte das gravadoras também pode chegar antes do que se espera.
Alvaro Augusto - Produtor Cultural e Advogado.
Matéria postada em 26 de agosto/07.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home