Thursday, August 23, 2007

Ainda é cedo para matar o cd



Faz 25 anos que foi fabricado o primeiro compact disc, popular e mundialmente conhecido como CD. A data tem levantado discussões sobre o desaparecimento do formato.
É fato inevitável que as vendas vão continuar decaindo nos próximos anos enquanto vai aumentar, cada vez mais, o comércio de música online. Mas ainda é cedo para decretar e anunciar a morte do CD.
O provável é que ele coexista com outros tipos de mídia. Gerações vindouras sequer terão interesse em comprar um CD. Mas sempre haverá aquela tribo que vai sentir a nostalgia do disquinho prateado. Como existe hoje a geração saudosa do vinil.
Por isso, é possível que os discos ainda saiam por um bom tempo também em CD – nem que seja com tiragens simbólicas, mínimas, para colecionadores. Mesmo se concretizada, a sobrevivência do CD não vai alterar o rumo da indústria da música. O futuro não espera por ninguém e o CD não será peça-chave na engrenagem fonográfica do futuro.
Contudo, sempre há quem viva do passado. E gaste dinheiro com isso. Para estes, hão de ter CDs em algumas lojas nos próximos 25 anos.
Para ler a matéria completa acesse o Blog do jornalista Mauro Ferreira: http://blogdomauroferreira.blogspot.com/
Alvaro Augusto - Produtor Cultural e Advogado
Matéria postada em 23 de agosto/07.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home