Tuesday, August 14, 2007

DJs do futuro não terão pickup, discos ou CDs para realizar suas performances

Audiopad é uma forma de composição e performance para música eletrônica em que os "instrumentos" são objetos alinhados a trilhas de áudio e uma superfície semelhante a uma tela sensível ao toque. Ele é projetado para funcionar em uma mesa especial equipada com sensores de rádio freqüência que emitem diferentes sons, de acordo com a movimentação e posicionamento de meia dúzia de discos de plástico, ou "pucks", como são denominados.

Desenvolvido por dois alunos do MIT - Massachusetts Institute of Technology, ou Instituto de Tecnologia de Massachusetts -, James Patten e Ben Recht, funciona de maneira dinâmica e interativa e praticamente qualquer pessoa, inclusive uma criança, é capaz de criar composições ou somente tirar um som no Audiopad.

O software desenvolvido por Patten e Rech se encarrega de gerar os sons, balanço, volume e tempo da melodia de acordo com a movimentação dos pucks e isso faz com que haja interação tátil e visual entre o DJ e os ouvintes.

Ele permite ainda que mais de um DJ possa participar da performance, o que torna o espetáculo mais interativo e vibrante. Para entender melhor como o Audiopad funciona, assista ao vídeo abaixo. É de fácil compreensão, didático e bastante interessante. À primeira vista pode parecer estranho, mas essa é uma invenção para o futuro.

Antes de alguém achar que não faz sentido e que não vai pegar, basta imaginar o que achariam de uma banda como Pink Floyd, Led Zeppelin, Rolling Stones ou mesmo os DJs que fazem tanto sucesso hoje, caso se apresentassem no início do século passado. Os críticos e mesmo o público iriam achar um absurdo e completamente sem futuro para os padrões musicais da época.

O Audiopad vem sendo desenvolvido já há algum tempo e sua primeira apresentação pública foi em 2003.

Assitam o vídeo que é bem interessante.

Matéria extraída do site
Voit Uol.

Alvaro Augusto - Produtor Cultural e Advogado.

Matéria postada em 14 de agosto/07.

1 Comments:

Blogger Marcelo Castilha said...

Oi Alvaro, tudo bem?
Vc ouviu falar no "reactable"? É um projeto semelhante, da europa (acho) que na prática é uma nova interface para um sintetizador analógico. É muito interessante e está aqui no Brasil exposto no FILE (festival internacional de linguagem eletronica) que está acontecendo no Sesi na paulista. Procura no youtube que tem vários videos dele tb.
Abraço
Marcelo Castilha

12:51 PM

 

Post a Comment

<< Home