Friday, August 24, 2007

Bandas independentes continuam crescendo


O cenário das bandas independente vem crescendo e se profissionalizando cada vez mais. Aquela visão antiga de que bandas independentes são sinônimo de gravação ruim e má produção já praticamente inexiste.
Uma das provas dessa profissionalização é a criação da ABMI (Associação Brasileira da Música Independente), que tem como objetivos divulgar, promover e incentivar a criação de música independente no Brasil, através de encontros, palestras e outras atividades.
Outro ferramenta que tem dado muita visibilidade para as bandas independentes são as participações em festivais que ocorrem em todo brasil, que permitem apresentar seus trabalhos à um publico que se mostram cada vez mais interessados.
Organizadores de Festivais da cena indenpendente percebendo maior interesse do público por essas atrações, estão se organizando cada vez mais para manter uma autonomia nos festivais, inclusive alguns contando com apoio de prefeituras. É o caso do Tradicional Tim Festival que resolveu sair do circuito Rio/São Paulo, para realizar seu 9.º festival em Goiânia “Goiânia Noise” evento que agrupa e dá visibilidade a 42 bandas independentes do Brasil e do Japão também.
Outro fator que tem colaborado para maior divulgação dessas bandas é a própria internet no qual talvez seja a maior e mais eficiente forma de fazer com que o nome seja conhecido. Blogs, fotologs, sites dedicados à música independente, programas de compartilhamento de arquivos e outros meios online, fazem com que as bandas levem seu trabalho a sério.
Além disso, revistas dedicadas exclusivamente à música estão dando uma força para essas bandas também.
É claro que não podemos esquecer que ainda é o show o meio mais eficiente que as bandas conseguem mostrar o que realmente é, qual a essência e a proposta de som. E se o trabalho for realmente impactante, certeza gerará uma divulgação boca-a-boca, que é a forma mais convincente, sólida, irreversível e barata de divulgação”.
Entre as várias bandas da cena independente que vem se revelando nesse ano/07 dou destaque para banda DAMOR produzido por Samuel Saulo - Tempo do Rock cuja a sonoridade tem como base o rock é claro, porém, flerta com elementos diversos: eletrônica, bossa-nova e jazz.
Como toda banda, eles também tiveram influencias de grupos de rock mundialmente conhecidos, que vão de Beatles a Led Zepellin.
Vale a pena ouvir algumas faixas, acessando os links abaixos.
No dia 8 de setembro/07 estarão se apresentando no :
V8 Pub - Rua Cássia,77 - Prado/Belo Horizonte.
Informações: (31) 8475-8138 / 3291-5839
Os 50 primeiros receberão o EP D-One (Dmor).
Ingresso - R$ 8,00

Alvaro Augusto - Produtor Cultural e Advogado.
Matéria postada em 24 de agosot/07.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home