Monday, December 11, 2006

O que é um Produtor Musical ?


A maioria das pessoas que encontro fora do mercado musical tem pouca noção do que um produtor musical faz exatamente. Mesmo dentro do mercado musical o nível de entendimento do que ele faz é bastante confuso.
Com freqüência o produtor musical é aquele que é escolhido e contratado por uma gravadora ou pelo próprio cantor (a) ou banda, para tomar decisão sobre onde seu cd será gravado, qual o melhor equipamento a ser utilizado para aquele gênero de música, inclusive administrando muita vezes, toda a papelada envolvida na gravação, ou seja, é aquele cara responsável pelos aspectos criativos e práticos de toda a etapa da gravação do cd, mediante uma remuneração.
É muito comum as pessoas confundirem a função do produtor musical, com a do empresário artístico, cuja sua função é investir no artista, fazer contato, mostrar para as gravadoras seu trabalho e vender o show dele. Ele pode inclusive, opinar qual o melhor produtor musical para gravar o cd.
Já o Produtor Executivo é alguém que ocupa uma posição de poder com a responsabilidade global pelo sucesso de um artista, pode ser o próprio empresário do artista que está investindo na carreira dele ou alguém do departamento da gravadora (A&R) ou o próprio Presidente da gravadora. Geralmente eles não acompanham de perto a gravação, mais eles podem ter participação na escolha do repertório e na mixagem do cd.
Co-Produtor em geral são ajudantes do produtor musical, inclui técnicos de gravação, músicos que trabalham em conjunto com o produtor musical, no qual acabam colaborando de forma genuína na gravação do cd.
Diretor Artístico é aquele que cuida da qualidade artística cultural do projeto; ele vai supervisionar a gravação do cd em conjunto com o produtor musical e paralelamente trabalhar em outras etapas do cd, como capa e a foto.
Diretor de Produção é aquele que fiscaliza e organiza a produção do cd é quem informa ao produtor executivo em que fase está à gravação do cd. Por determinação do produtor executivo, determina ao produtor musical em que condições serão feitas as gravações, prazo, orçamento etc.
Produtor de Eventos é aquele, que organiza e promove um determinado show ou um evento ou até mesmo um festival, geralmente está mais envolvido com o empresário do artista e patrocinadores para conseguir realizar o evento.
Gravadora é a empresa, responsável, em fazer o contrato, escolher o produtor musical para gravar o cd, fazer o marketing, dispor de departamento jurídico, distribuir e colocar o cd do artista no mercado.
Na pratica hoje em dia, salvo exceção das grandes gravadoras (major), elas não escolhem mais os produtores musicais, ficando a cargo do próprio cantor (a) ou da banda em investir e escolher o produtor musical que irá gravar o cd. Às vezes o cantor (a) ou banda procuram um empresário que esteja disposto a investir na carreira deles. Assim a função da gravadora ou selo, quando há interesse, fica responsável em linha geral, somente por alguma parte do marketing e distribuição do cd, para colocar nas gôndolas das lojas.
Diante dessa dura realidade, muitas bandas, sobretudo as famosas bandas independente, optam, em serem produtores musicais de si próprios, gravando seus cd's em estúdios caseiros, ainda que haja um certo sofrimento para isso. Utilizam a Internet para que possam mostrarem seus trabalhos para o mundo inteiro com mais rapidez e com maior possibilidade de lucro, vendendo seus cd's diretamente para o consumidor, com um preço mais baixo do que o praticado nas lojas.
Mesmo nesse cenário bastante dificil, alguns cantores (as) e bandas brasileiras surgiram diante dessa nova realidade e conseguiram se consolidar nesse ano de 2006, foram eles: "Cansei de Ser Sexy" de São Paulo, "La Pupuña" de Belém do Para, "Mombojo" de Pernambuco, "O Coletivo Paulista Instituto" de São Paulo, como também, o grupo "Turbo Trio" e a cantora paulistana "Céu".
Resta saber se alguns desses “novos” artistas daqui para frente permaneceram no mercado musical ou caíram no esquecimento, por ora apenas ouçam e façam suas apostas!
Alvaro Augusto - Produtor Cultural e Advogado.
Esse blog foi postado em 11 de dezembro de 2006.

12 Comments:

Blogger Dennis Zasnicoff (AudicaoCritica.com.br) said...

Olá Alvaro, muito legal seu artigo e blog. Convido a conhecer o meu, onde seus leitores podem encontrar mais informações sobre o Produtor Musical e a Produção Musical. Gostaria que visitasse e deixasse seus comentários, Abs,
Dennis

http://AudicaoCritica.com.br

12:31 PM

 
Blogger nada mais que a verdade said...

This comment has been removed by the author.

9:44 AM

 
Blogger nada mais que a verdade said...

Olá Alvaro, achei interessante seu artigo.
eu me chamo Deivid e tenho uma banda de Pop-Rock, somo 4 integrantes.
Temos um sonho muito grande de ingressar no cenário musical, pois é a música é nossa paixão. imagino o quanto de e-mails você deve receber de bandas que desejam ingressar nesse meio de trabalho; fazer sucesso ganhar muito dinheiro, fama, etc. Nós também almejamos tudo isso. E por isso estou lhe enviando este comentário onde acredito que possa surtir um grande efeito.
Estou deixando meu e-mail para um possivel e futuro contato entre você e minha banda.
Qualquer ajuda será muito bem vinda
Um grande abraço.

deividcreed@hotmail.com

9:46 AM

 
Blogger GRAÇA(GRYTS) said...

Olá Alvaro, o artigo é muito bom
esclareçe muitas duvidas pra quem está começando, mas ainda tenho uma duvida e gostaria se vc puder me esclarecer, estou com um poblemão , comtratei um produtor musical pra banda da minha filha, financiei tudo
as meninas fizeram suas proprias musicas e ele ajudou no arranjo, achou que devia mudar algumas palavras, mudaram, as vezes até uma frase... mas o produtor agora quer ter direitos sobre as musicas, mas eu penso produtor não é pago pra ajudar na produção das musicas pra que elas saiem perfeitas?
Maria g. t.Castro
meu email -Graa_teixeira@yahoo.com.br

11:05 AM

 
Blogger UK said...

Voilà, monsieur Alvaro...perdão, mas rolou um equívoco aí! Um ''Alho com bugalho''!.
O produtor musical cuida da seara musical...toda a tramitação jurídica, incluindo ISRC, contratos, definição do melhor estúdio e prensagem, é na boa e velha função de produção fonográfica.

1:01 PM

 
Blogger moreno de bel said...

eu adoraria muito em saber sobre o que o produtor realmente, faz,eu gostaria de visitar um studio,meu nome é jose noe da silva

4:19 PM

 
Blogger Gil Akel Terapeuta Naturologista/Iridologista said...

O artigo Industria Musical postada aqui esta excelente,sou professor de musica e tenho um blog de aulas e dicas para ajudar as pessoas no mundo musical,vou divulgar esse artigo esclarecedor com seus devidos créditos é claro para que meus leitores busquem mais informação.Respondo perguntas no blog ou e-mail:gilakel@hotmail.com /gilakelmusica.blogspot.com

Gil Akel

6:07 AM

 
Blogger Versos e Prosas de Victor Victório said...

Muito bom saber.
Tem uma banda que quer que eu seja o produtor musical, mas estou longe disso. Tô mais diretor artistico, ehe.

Valeu \o

3:25 PM

 
Blogger Jason Fernandes said...

Muito bom seu artigo! Atual e esclarecedor!

8:18 AM

 
Blogger Unknown said...

Ola, tenho algumas duvidas, ja trabalhei como promoter mas recentemente fui convidado a ser produtor de uma banda aqui da minha cidade, e ainda to meio perdido sobre o real papel de produtor então se possível adoraria receber alguns toques e dicas pelo e-mail, kalyelson@hotmail.com fico no aguardo, obrgd desde ja Alvaro.

2:40 PM

 
Blogger Unknown said...

Olá ! Alvaro , gostei do seu blog . Preciso de uma dica com voçê .
Eu estou preparando a uma documentação para produzir o CD de uma banda estrangeira , mais preciso preparar um documento de contrato e não vi nenhum modelo disposto na internet você pode me dar umas dicas ? Moisés

cyber.noise.rec@gmail.com

8:47 AM

 
Blogger Unknown said...

mas as produtoras também contratam os artístas? pra empresariar, investir dinheiro neles , ou não, as gravadoras empresariam os artistas? contratam pra investir dinheiro? brigado

4:50 PM

 

Post a Comment

<< Home