Wednesday, November 15, 2006

Festivais de Jazz crescem no Brasil



Os Festivais de Jazz estão crescendo no Brasil. Foi-se a época em que os referidos festivais eram realizados somente nas cidades do Rio e São Paulo. Nesses últimos anos, têm surgido várias Festivais de Jazz em todo Brasil, sendo grande parte, apoiado por órgãos governamentais, esses eventos buscam aumentar o turismo nessas regiões.
A Produtora Maria Alice Martins criou em 2002 o Festival “Tudo é Jazz” em Ouro Preto no Estado de Minas Gerais. Segunda a produtora a intenção era melhorar o nível dos turistas que visitavam a cidade histórica mineira.
No inicio cerca de 1.700 pessoas acompanharam a estréia do Tudo é Jazz, hoje a previsão é de 8.000 pessoas, freqüentando concerto oficinas e outros eventos entre os dias 21 a 23 de setembro.
A cada evento que se realiza em Ouro Preto, melhora o nível da programação, com casting de artistas que não deixam a desejar em nada os grandes eventos realizados nas grandes capitais. Vários artistas de nomes internacionais já se apresentaram por lá, entre eles o grande baixista inglês Dave Holland, o pianista Jason Moran e o saxofonista italiano Francesco Cafiso e mais recentemente a pianista Maria Schineider.
Porém o que mais me surpreendeu nesses últimos anos foi o festival criado na cidade de Guaramiranga, com 5.000 habitantes (a 108 km de Fortaleza, no Ceará), que ocorre sempre no mês de fevereiro. Enquanto todas as pessoas estão com as atenções voltadas para o carnaval, os organizadores desse festival, já estão preparando sua oitava edição do Festival de Jazz & Blues para fevereiro de 2007. A uma previsão que circulem nessa próxima edição cerca de 8.000 pessoas, dando grande impulso econômico e turístico para cidade.
Hoje, o evento é um sucesso e contribui para o desenvolvimento econômico de Guaramiranga. O festival movimenta “não só a cidade, mas toda a região”, diz os organizadores, mencionando dados do Sebrae. “Os quatro dias do festival chegam a movimentar o equivalente a dez meses da arrecadação anual da cidade”.
Entre outros importantes festivais de jazz, ressalto o da cidade de Londrina que ocorre sempre no final do mês de novembro com um fluxo diário de 25 mil pessoas, possibilitando alem dos shows uma programação de filmes de jazz nas salas de cinemas.
Para finalizar, nesse ano foram criados mais dois festival de Jazz o da Amazônia, sediado na cidade de Manaus e o de Águas de São Pedro/SP, no qual vai fazer parte do calendário oficial em 2007.
Acredito que quanto mais festivais de jazz forem criados no Brasil, mais opções de atrações, terão os amantes do jazz e o público em geral, como também, mais criação de emprego e renda para a população dessas regiões e o crescimento do turismo, pois, esses eventos geram crescimentos em suas atividades econômicas."
Confira os principais eventos no Brasil:
5º Festival Tudo É JazzOnde: Ouro Preto (MG)
Quando: de 21 a 23/9
Concertos: gratuitos, ao ar livre, no Largo do Rosário; com ingressos entre R$ 10 e R$ 140, no Teatro Ouro Preto e no Salão Diamantina
Atividades paralelas: oficinas de música, debates, mostra de filmes e feira de culinária mineira
Informações: http://www.tudoejazz.com.br/

4º Londrina Jazz Festival
Onde: Londrina (PR)
Quando: de 7 a 12/11Concertos: gratuitos, ao ar livre, na Concha Acústica; com ingressos pagos, no Centro de Eventos do Catuaí Shopping
Atividades paralelas: oficinas de música e mostra de filmes
8º Festival de Jazz & Blues
Onde: Guaramiranga e Fortaleza (CE)
Quando: de 17 a 25/2/2007
Concertos: gratuitos, ao ar livre; com venda de ingressos, no Teatro Rachel de Queiroz (Guaramiranga) e no Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro (Fortaleza)
Atividades paralelas: oficinas de música e feira de artesanato
Informações: www.jazzeblues.com.br
5º Festival Rio das Ostras Jazz & Blues Festival
Onde: Rio das Ostras (RJ)
Quando: de 7 a 11/6/2007
Concertos: gratuitos, ao ar livre, na praia da Tartaruga, em Costazul e na Lagoa de Iriry
Atividades paralelas: workshops, exposição de fotos e mostra de filmes
5º Festival de Joinville Jazz FestivalOnde: Joinville (SC)
Quando: de 5 a 8/07/2007
Concertos: gratuitos, em dois shoppings; com venda de ingressos, no Teatro da Harmonia Lyra
Atividades paralelas: oficinas e jam sessions
2º Festival Amazonas Jazz
Onde: Manaus (AM)Quando: julho de 2007
Concertos: gratuitos, no Teatro Amazonas e no Largo de São SebastiãoAtividades paralelas: oficinas de música, palestras, mostra de artes plásticas e exibição de filmes
10º Festival de Búzios Jazz & BluesOnde: Búzios (RJ)
Quando: julho de 2007
Concertos: gratuitos, na praça Santos Dumont e nos restaurantes Chez Michou e Pátio Havana
Informações: http://www.buziosjazzeblues.com.br/

1ª Festival de Jazz de Águas de São Pedro
Onde: Águas de São Pedro (SP)
Quando: agosto de 2007
Concerto: gratuitos, nas praças e nos teatros dos hotéis
Informações: Secretaria de Turismo de Águas de São Pedro.
A próposito a foto acima "Guimarães Jazz", é um famoso e importantíssimo festival de Jazz que ocorre todos o anos no mês de novembro em Portugal na cidade do Porto, com a presença forte de grandes musicos de jazz.
Alvaro Augusto - Produtor Cultural e Advogado
Postado em 15/11/2006

0 Comments:

Post a Comment

<< Home