Thursday, November 30, 2006

XMCAFÉ E A NOVA GERAÇÃO DE RADIOS SATÉLITES


As coisas estão mudando de forma muita rápida. Há um tempo atrás, postei um blog, que explicava minha relação com as Web Rádios. Fazendo uma pesquisa sobre novas tecnologias na internet, descobri as rádios por satélite. As rádios via satélites, são rádios que emitem sinais para um satélite que pela sua localização no universo, consegue retransmitir para uma gama infinita de pessoas e em qualquer lugar do mundo, pode ser escutada.
A diferença entre ela e rádio pela internet é que esta é formatada por alguém como eu ou você com músicas prontas [playlist] disponíveis em MP3 enquanto que, as rádios via satélites conhecidas como XM, são rádios que também são divididas por estações e estilo, porém, quase todas as respectivas estações entra no ar, ao vivo.
No entanto, não é essa a grande diferença. A grande diferença é que essas rádios alem de disponibilizar 67 canais digitais FM via satélite, disponibilizam no visor do seu radio, celulares ou do seu PC mais 39 canais de notícias, jogos esportivos, talk show, vídeos clipes, conversa em tempo real com os locutores da radio e ainda, autoriza compartilhar sua música preferida em rede, permitindo baixar a música que você está escutando, por download em tempo real, através do napster. Enfim todos esses serviços mediante uma taxa média de U$ 145,00 (dolares) anual, isto é, aproximadamente U$ 12.00 (dolares) mensais. Alias esses serviços, diga-se de passagem, são similares ao de televisão a cabo.
Para ser um assinante é necessário adquirir um aparelho com receptador portátil, que receba um sinal digital via satélite, que pode ser tanto um pequeno Radio Digital portátil de mesa, como um Celular, que possa reproduzir música em (MP3) ou um aparelho para veículo que possa reproduzir (CD, DVD, MP3) e imagem em formato de televisão, para assistir no visor do aparelho os respectivos canais acima mencionado, inclusive todos esses produtos, estão disponíveis para compra no site das rádios via satélites.
Alem disso, dependendo do pacote que escolher, o assinante pode receber no visor de seu PC ou no visor do aparelho de seu veículo, um serviço de GPS, que transmite via satélite, as imagens do transito através de um mapa de sua cidade, bem como, informações do tempo.
Somente (2) operadoras nos Estados Unidos, (1) no Canadá, (1) na Europa e mais recentemente (1) Coréia do Sul, tem tecnologia e permissão para explorar esses serviços de satélite comercial. Alias todas as empresas de comunicação atualmente que tem a sigla (SR) incorporada em seu nome, são empresas que empregam em seus serviços, essa nova tecnologia.
As operadoras mais conhecidas que exploram esse serviço nos Estados Unidos são a XM Radio, a Sirius e Sirius Canadá. Na Europa é WordSpace. A diferença entre essas operadoras, sobretudo as dos Estados Unidos é a localização do satélite, o que permite, por exemplo, que a operadora Sirius, em virtude da posição do satélite, transmitam sinais que tenham menos interferência que a XM Radio, principalmente, para automóveis que esteja em movimento dentro de túneis ou estacionados em garagem subsolo. Já a operadora WorldSpace tem seu próprio satélite, cobrindo a maioria dos paises da Europa, Ásia e África e o sinal pode ser transmitidos para receptores próprio, disponível também para compra no próprio site WordSpace.
Embora seja um serviço pago, as Rádios Satélites vem crescendo de forma vertiginosa. Pesquisas feita no início de outubro/06, por algumas editoras de revistas especializadas em tecnologia, apontaram "7.19 milhões" de assinante da operado XM Radio, sendo que a radio mais ouvida disponibilizada por essa operadora, é a estação XM CAFÉ do gênero pop rock, contra "5.12 milhões" de assinantes da operadora Sirius.
Com a crescente demanda pelo acesso as rádios via satélites, os fabricantes de veículos das mais variadas marcas, vêm oferecendo opcionais dessa espécie de rádio e seus respectivos acessórios, como equipamento original de fabrica.
A Sirius tem um contrato de exclusividade com a VW e veículos da Audi até 2012 e a XM com a GM, Honda e Suzuki, ambas oferecem alem dos aparelhos com receptor via satélite, pacotes de serviços previamente contratados na hora em que se adquiri o veiculo.
Vale a pena dar uma conferida nos sites das referidas rádios. Para ouvir a radio no seu PC é necessário se cadastrar e até (48) horas, receberá uma senha denominado código de confirmação, no qual, terá direito de ouvir somente as estações de rádio online, por um período de apenas (5) cinco dias, vencido esse prazo, para escutar e ver os canais, somente adquirindo o serviço . No caso da XM Radio, entre no link “listen online now ” e siga as instruções e bom divertimento.
Alvaro Augusto - Produtor Cultural e Advogado.
Esse blog foi postado em 30 de novembro de 2006.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home