Friday, November 24, 2006

Putumayo Records e os segredos da Word Music.


Para quem não sabe a Putumayo Records é um selo independente e antes de tudo permita-me explicar, para quem não sabe a diferença de selo independente e uma gravadora. Em linhas gerais, as gravadoras são empresas multinacionais da indústria fonográfica que tem como proposta gravar, produzir música de uma banda ou de um cantor, fazer o marketing e lançar o CD, colocando nas principais lojas do Brasil.

Já o selo independente são empresas de menor porte que tem como proposta, apenas gravar ou apenas produzir ou apenas distribuir o CD, geralmente não acumula as três funções. O selo também tem como função identificar uma determinada linha de produto, que pode ser voltado a um determinado gênero de música ou ao público adulto ou infantil. No caso a Putumayo Records, tem como proposta dedicar compilações de músicas folclórica do mundo inteiro, sendo alguma delas com elementos eletrônicos, daí o termo WordMusic.
Mas o que quero falar é sobre o surgimento desse selo, pois, é um exemplo de como aproveitar as oportunidades.
Na década de 1970, um americano de nome Dan Stoper criou uma butique de roupa e bijuterias feitas manualmente em um lugar minúsculo de New York, distante do badalado bairro de Manhattam. A finalidade da loja era oferecer e vender roupas mais despojadas e exóticas tipo batas indianas ou acessórios como colares de marfim da ilha de Bali, que outras lojas de departamento dos EUA não vendiam na época.
Para isso ele foi obrigado a viajar para vários lugares do mundo, em busca dessas roupas e acessórios para atender a vontade de sua pequena clientela, que já começava a se interessar por aqueles produtos. Viajando para lugares remotos do mundo como: Índia, Marrocos, Turquia, Arábia e África, viu em alguns paises, pessoas reunidas e felizes em frente praças públicas, dançando e ouvindo músicas de sua região e de seus costumes, que jamais saíram de sua cabeça.
Durante suas viagens comprou algumas fitas e álbuns de música, daqueles países para sua coleção pessoal. Reuniu o que havia de melhor em sua coleção e passou a tocar essas músicas para os clientes de sua loja. Ficou impressionado pela receptividade das pessoas por aquelas músicas, pois, os clientes começaram a perguntar onde pudiam comprar-las e a partir daí decidiu aproveitar a oportunidade e ir atras desse gênero de forma mais profunda, no qual, conseguiu reunir música de quase todo oriente médio e america laitna, lançando em 1993 o selo Putumayo Records, para divulgar esse gênero musical. A propósito o nome Putumayo é homenagem, a um rio no qual conheceu e se impressionou pela sua grandeza e beleza em uma de suas viajens a Colombia.
Conseguindo alavancar suas vendas não só de roupas mais em música também, a loja passou a estabelecer tendencias de moda e logo foi patrocinadas por estilistas de renome, editores de revistas e celebridades. O negócio creceu para sete lojas e passou a distribuir suas roupas e seus cd’s de Word Music para mais de 600 boutiques do EUA.
Mas tarde adquiriu mais de 700 títulos étnicos de WordMusic da gravadora Virgem Megastore. Diversificou suas atividades, cedendo o nome Putumayo em forma de franquia para bares, restaurante, agencias de viagens e cafeteria, no qual, mais tarde veio a se tornar a famosa cafeteria Putumayo Café, situado no bairro do SoHo em NY, sendo que em todas essas franquias, estabeleceu um canal de distribuição e marketing do referido selo independentes, que agora passava-se a se chamar Putumayo Records WordMusic.
E naõ parou por aí, nos últimos anos Dan Stoper comprou um restaurante em Cingapura chamado GiveWay, para distribuir seus títulos étnicos, que agora podia ser encontrado em quase todo o mundo, com compilações dos mais variados estilos, que vai desde músicas e cantores africanos, asiatico, célticos, como a do cantor Javier Garcia representando a Costa Rica e do grupo de rap Orishas representando Cuba, até mesmo o gênero Lounge, como é o caso do CD - Brazilian Lounge, Acoustic Brazil e Samba Bossa Nova, lançados pela Putumayo Records.
A característica da capa é bem interessante, geralmente traz imagens idilicas, coloridas, flores, passaros, faunas primitivas e desenho de pessoas das mais diversas raças com sorrisos nos rostos, com um jeito meio benevolente.
Nesses últimos anos a Putumayo Records venderam mais de U$ 1,5 milhão e meio de CD entre outros produtos pelo mundo, têm uma receita anual de U$ 15 milhões, U$ 9,5 nove milhões e meio nos EUA e U$ 4,5 quatro milhões e meio na Europa e hoje ela não é mais uma selo independente, é sim um conceito, um estilo, pois, dizer dela é falar em WordMusic.
Aproveitando o crescimento das rádios via satélite segmentado para um público de 30 a 50 anos e com possibilidade de prospectar novas gerações de clientes, a companhia lançou um modelo de programa de música mundial que se chama Putumayo Times WordMusic, um dos primeiros programas de radio que vai ao ar em tempo real, em mais de 120 rádios ao redor do mundo.
Embora o selo, não foi o primeiro a se especializar no gênero da WordMusic, devemos reconhecer que Dan Stoper, souber aproveitar as oportunidades, teve visão, buscou o mercado e teve a idéia de usar como ferramenta de marketing a palavra WordMusic associado à outra palavra Putumayo, para ajudar a divulgar para o mundo esse gênero de música, o que certamente até hoje, ainda não teria sido descoberta e ouvida por muitas pessoas. Talvez a palavra “oportunidade” seja o segredo, do selo Putumayo Records WordMusic.
Alvaro Augusto - Produtor Cultural e Advogado.
Esse blog foi postado em 24 de novembro de 2006.

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