Monday, November 20, 2006

E aí quer um iPod ou Podcasting..??


Antes de abordamos esse assunto, gostaria de definir o que é Ipod e Podcasting.
Ipod: I= Eu e pod = casulo no sentido de casa. Então ficaria, Eu e minha casa, ou seja, eu e tudo que tenho dentro de minha casa que está dentro desse aparelho.
Todos já devem saber o que é um Ipod. Refere-se a um player de áudio digital projetado e vendido por algumas marcas, porém, a mais famosa é a da marca Apple (Mac), pois, foi o primeiro grupo de design industrial liderado pelo Steve Job, a lançar esse aparelho no mercado.
O respectivo aparelho em geral armaneza dados quando conectado a um computador. Ele atualmente é o substituto do velho walkman dos anos 80 ou discmam e tocador de MP3 dos anos 90. Eu particularmente nunca tive o habito de ouvir música com fone de ouvido andando pela rua, não tinha paciência, pois quando quero ouvir musica, geralmente ligo meu som em casa ou meu computador através do Windows Média Player.
Mas quando fiz um curso de Music Business [Indústria Fonográfica], no inicio do ano/06, percebi a importância desse aparelho e comecei a mudar minha opinião por essa nova forma de transmissão de áudio, pois, compreendi naquele curso, que alias tive uma aula somente de Ipod, que se não for a revolução que dizem, com certeza trará muita informação e opção em ouvir ou comprar musica.
A função desse aparelho é armazenar música a partir de download para seu computador. Feito isso, você consegue escutar musica de sua preferência nesse aparelho. O problema que a maioria das musicas armazenadas nesse aparelho aqui no Brasil, são feitas através de um gerenciador de software (SoulSeek, Grotzker, Gnutella, LimeWire), que permiti baixar música para seu computador de forma ilegal.
Nos EUA, os dowload de musica de forma legal estão crescendo, dados divulgados recentemente pela revista “Isto é”, só em 2004 os americanos e europeus baixaram mais de 200 milhões de musicas por meio de serviços pagos disponíveis na internet.
O iTunes, da Apple, o exemplo mais bem-sucedido, domina 70% do mercado. Nos EUA, em apenas uma semana, ele vendeu um milhão de musicas, cada faixa custa cerca de US$ 0,99 e é enviada diretamente para o iPod.
No Brasil, as lojas virtuais estão começando a chegar timidamente, é o caso Uol Mega Store. A Justificativa das empresas americanas são as dificuldades para negociar direitos autorais no País.
Talvez essa seja a grande revolução, pois, as gravadoras no mundo que até então estavam acostumadas a ganharem milhões de dólares, com vendas de CD’s no formato original, isto é, com capa e com a bolacha do CD, agora terão que rever sua formula de vender música, sob pena de perderem muito dinheiro. Alias, creio que esse seja o grande problema que as gravadoras terão que solucionar nesse novo século.
Com a revolução do aparelho, hoje o iPod, não serve só para armazer música, tendo características de HD removível, sincroniza agendas de endereços, calendários, visualização de fotos e recentemente vídeo clipes e filmes e, é a partir daí, que surge o PODCASTING.
Inicialmente pensei que o podcasting era uma espécie de radio on-line como a Live365, no qual falei em matéria do blog anterior ou até mesmo uma espécie de streaming de rádios usais, como a rádio Cultura entre outras.
No entanto, não é nada disso, não é uma rádio on-line, é um programa criado por alguém que deseja compartilhar com você um determinado arquivo que podem incluir programas, de música, negócios, cultura, arte ou com notícias de mais destaque da semana, comentadas por editores de determinada revista.
Criado por um ex VJ da MTV nos Estados Unidos Adam Curry, o sistema funciona da seguinte forma: com um computador doméstico equipado com um microfone e softwares de edição de som, o usuário grava um programa (sobre o que quiser), salva como arquivo de som (MP3, por exemplo) e depois o torna disponível em sites que são indexados em agregadores RSS (Really Simple Syndication). O usuário baixa o arquivo para o computador e daí para seu tocador de MP3.
O fenômeno é recente, mas em crescimento vertiginoso. Em menos de seis meses de existência, já podemos encontrar no Google mais de 4.940.000 referências a palavra podcasting. Estima-se que há mais de 6 milhoes de usuários do sistema no mundo.
No Brasil, os podcasts começam a surgir em 2005, e hoje podemos contar algumas dezenas, estando, também, em crescimento geométrico. Pesquisa realizada pela Forrester estima que existirá, até o final de ano/07, mais de 300.000 podcasts e até 2009, 13 milhões.
Como falei acima há vários tipos de podcast, sobre os mais diversificados assuntos. Um exemplo interessante é do DJ Guilherme Werneck, que apresenta um set list de música dos mais variados gênero, porém, sempre focando sua preferência pela música instrumental, inclusive falando para seus ouvintes, porque escolheu aquela musica. Há outros podcasts interessantes, como: Musica Discreta, Alto Falante e Miscelânea Vanguardiosa.
Outra experiência interessante é o da BBC que criou a BBC Radio Podcasts como mais de 20 programas disponíveis. Trata-se, nesse caso, de uma reação e de um reconhecimento da importância das novas mídias por um gigante do broadcasting. Não podemos deixar de mencionar o Podcasting Brasil, um bom guia de produções customizadas.
Rádios comerciais já estão buscando formas de ganhar dinheiro com os podcasts. Religiosos também utilizam a tecnologia com os Goldcasts, podcasts de cunho religioso utilizados por diversos cultos (católico, judeu, budista), para manter contato e ampliar o número de fiéis. O leque de opções é crescente e bastante diversificado, tanto em relação aos temas, quanto aos países ou línguas.
A vantagem desses podcasting é que você pode escolher, por exemplo: set list (relação de músicas) de um DJ que deseja ouvir ou a programação de um noticiário, sem se preocupar com o dia ou o horário, pois, basta clicar no dia e hora daquele programa que deseja, que irá ouvir toda a programação.
Em minha opinião falar sobre o que vai acontecer no futuro é muito difícil, sobretudo quando se trata de Internet. Todos nós sabemos que houve a primeira explosão na internet há alguns anos, com a criação de infinitos sites para se ganhar dinheiro e todo mundo pensou que ia conseguir e a grande maioria não conseguiu, pois, muita gente perdeu dinheiro.
Acredito que não seja diferente com os podcasts, pois, eles podem tanto darem certo virando uma mídia forte ou se extinguir com o surgimento de outra novidade ou virar algo que nem imaginamos. Mas não podemos negar que atualmente a bola da vez são os Ipod e os podcasts., até quando, eu não sei..
Alvaro Augusto - Produtor Cultural e Advogado.
Postei esse blog em 20 de novembro de 2006

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