Wednesday, November 22, 2006

WHAT’S LOUNGE or CHILL OUT MUSIC..??


Lounge ou Chill Out antes de tudo é um gênero de musica. A tradução literal da palavra Lounge é “musica de sala de estar” e Chill Out é “relaxar”. Emergido no início dos anos 90 o gênero tem como conceito, propor um estilo de música com melodia baixa e uma batida calma, feitas por produtores musicais e Dj´s contemporâneo da musica eletrônica.
Embora o público tenha descoberto esse estilo de música partir da década 90, o mesmo estilo, já dava seus primeiros passos nos anos 50 e 60, num mundo em que a realidade da musica eletrônica era muito distante. O estilo era muito tocado em bares, restaurantes, elevadores, daí a razão pelo termo "música de elevador". Enfim, em ambientes onde deveria apenas ter o papel de fundo musical, sem interferir, nem se sobrepor sobre as conversas das pessoas. Geralmente eram sons "easy listening", que soavam agradáveis aos ouvintes que não dispensavam maior atenção ao que estava sendo tocado. Durante esse período embrionário o estilo lounge, era realmente de uma "música ambiente".
Voltando ao presente, com o surgimento da música eletrônica a partir da década de 80, uma série de possibilidades dentro do universo da criação musical foram ampliadas. Em minha opinião um dos grupos responsáveis por essa evolução na década de 80, foi o grupo alemão KRAFTWERK que combinado com os avanços tecnológicos em termos de equipamentos e instrumentos, os músicos e produtores da atualidade, tiverão praticamente a possibilidade de transcender as fronteiras técnicas da música, dispondo a aventurar-se por caminhos jamais percorridos.
E foi com esses caminhos percorridos, que a partir da década de 90 e ainda hoje surgem uma série de estilos, entre as quais se situa a Lounge Music Contemporânea, no qual trazem para a cena musical, uma fusão dos mais variados gêneros musicais, que de forma inovadora, vem dando uma característica muito peculiar e moderna e por que não de vanguarda, a esse estilo de música.
Hoje com uma cultura toda voltada a esse gênero de música, o Lounge e Chill Out, se expandiu para bares, restaurante, e balneários. Lugares famosos como o balneário de Ibiza na Espanha, como também, Londres e Paris, foram e são os grandes responsáveis por essa expansão de gênero de música e são considerados ainda países, centro de desenvolvimento desse estilo de musica, pois, grande parte de produtores e Dj´s de todo o mundo, fixam suas residências temporariamente nesses lugares, para se atualizar no que acontece de novo nesse mercado musical.
No balneário de Ibiza, durante o verão acontecem vários festivais do gênero Lounge. O mais famoso festival desse balneário é o CAFÉ DEL MAR, realizado ao que parece na de praia de San Antonio. Esse festival acontece em frente alguns resort’s famosos desta praia, no qual, engloba perfomance de dança, malabaris, e apresentação de música Lounge por Dj’s renomados, durante o dia todo. Tudo acontece ao mesmo tempo e as pessoas ficam apreciando esses eventos e aguardando ansiosamente a principal atração no final do dia, que é por do sol.
Esse festival ficou tão famoso que originou o CD – CAFÉ DEL MAR que já está em sua 13ª edição, reunindo várias musicas Lounge de diferente Artistas e Dj’s, compiladas pelo produtor musical José Padilla.
No Brasil, o Lounge vem sendo inspirada no Funk e na Bossa Nova, ganhando uma nova roupagem nas mãos de produtores que se inspiram no passado sem deixar de lado a tecnologia do presente. Grandes cantoras da história do jazz como Billie Holiday e Nina Simone, além de compositores, como Tom Jobim, estão ganhando novas versões para alguns de seus grandes sucessos, com uma roupagem que flerta com o futuro.
Algumas gravadoras, Djs e casas noturnas do Brasil, investem cada vez mais no Lounge. Alguns selos estão se especializando no estilo e lançando vários títulos no mercado brasileiro a preços acessíveis. Isso é uma boa para o consumidor do estilo, já que a grande maioria dos discos desse gênero disponíveis no país são importados e custam bem caro.
Várias casas noturnas também estão dedicando espaços para a Lounge Music. Em algumas delas como o Mood Club, casa noturna de São Paulo, que além da pista principal, há um espaço de Chill Out, onde o cliente pode relaxar ou mesmo conversar escutando um som mais calmo.
As festas raves e os grandes festivais de música eletrônica aqui no Brasil, como o Skol Beats, também têm reservado tendas de Chill Out, onde os freqüentadores podem desacelerar ao som relaxante doLounge. Esses espaços têm sido bastante concorridos nas baladas eletrônicas
Acho que as cenas Lounge ou Chill Out, estão em ascensão em todo o mundo e não vai para tão cedo, pois, é um gênero de musica que evolui de acordo os avanços da tecnologia incorporados nos instrumentos e equipamentos para discotecagem, porém aqui no Brasil, esse estilo ainda não se difundiu tanto como na Europa, repercutindo apenas para pequenos grupos freqüentadores desse reduto, conhecido por muita gente como Clubber’s.
Vai aí algumas dicas dos CD’s mais conhecidos aqui no Brasil, Café Del Mar todos os volumes e Bhuda Lounge. A gravadora Azul Music de São Paulo e Zôo Records do Rio de Janeiro, estão se especializando no estilo e lançando vários títulos no mercado brasileiro a preços acessíveis. E por fim, alguns vídeos produzidos por VJ que msitura música e imagens de natureza relaxantes ou gráficos eletrônicos, disponível no site do youtube.com.
Alvaro Augusto - Produtor Cultural e Advogado.
Esse blog foi postado em 22 de novembro de 2006.

4 Comments:

Blogger Gilviano Trabalhos Universitários said...

Descobri o lounge em 2002 pela radio eldorado e é o meu estilo preferido de música, ainda bem que inventaram o lounge, pois ouvia rock pesado e queria mudar de estilo, caiu como uma luva. valeu.

10:00 PM

 
Blogger Antonie Air said...

This comment has been removed by the author.

8:51 AM

 
Blogger Antonie Air said...

Saudações!

Estou fazendo pesquisa sobre Chill Out e gostei muito desta matéria.
Já conhecia e apreciava Café del Mar, e depois de comprar o CD do DJ Cléston (também através de pesquisas na Internet sobre Loung), não sinto mais tanto prazer em ouvir outros estilos de música.

Parabéns por se preocupar com um estilo onde não precisa se dizer nada para absorver a essência!

Antonie Air

10:16 AM

 
Blogger Unknown said...

Sem dúvidas nenhuma, o estilo Chillout Lounge apresenta um mix de opções para impressionar qualquer tipo de pessoa... Enfim chegamos a um momento que os efeitos de um simples conjunto de acordes tem sua apresentação concreta e inigualável! Sua apresentação cria vários ambientes... Não fere nenhuma religião e muito menos gera criticas inoportunistas.

6:19 AM

 

Post a Comment

<< Home