Friday, November 17, 2006

Minha Relação com as Web Radios


O assunto que vou falar não é novidade, porem, sempre é bom comentar, pois percebo a cada dia que passa o crescente número de pessoas em ouvir rádio pela internet.

A minha relação com a web radio ou radio pela internet, começou, recentemente, para ser mais preciso, no inicio do ano passado.

Procuro sintonizar uma radio que atenda meus interesses. E quais são as rádios que atende meus interesses.?. É muito relativo, o que pode ser uma radio interessante para um, não é necessariamente interessante para outro, em geral, vai muito do gosto de cada pessoa.

Em minha opinião a que atende mais meus interesses são aquelas rádios que tocam musica de qualidade mantendo na programação musicas de MPB, JAZZ, LOUNGE, algum ROCK POP nacional e internacional da atualidade, e por fim alguma pitada de FLASH BACK, afinal recordar os bons tempos nunca é demais.

A que mais atualmente me identifico é com da radio Eldorado FM, é quase sempre boa a programação, alem do mais, o jornalista e locutor Nelson Mota, apresenta dicas de novos cantores da cena alternativa da musica brasileira e internacional, alem dos destaques dos programas das locutoras, Patrícia Palumbo e Rose de Oliveira, que estão sempre entrevistando e apresentando novos músicos que mostram suas novas gravações.

A radio Eldorado tem qualidade de ser uma radio que não incomoda, vamos dizer uma radio low profile, ao contrario das outras, que só apresentam musicas de artistas e bandas que naquele momento estão vendendo mais discos, sem levar em conta, os locutores que falam sem parar, irritando profundamente as pessoas que só querem ouvir a musica.

Mais porque toda essa discussão sobre preferência e audição: Porque acredito que as rádios estão mudando. Algumas pessoas já perceberam isto, outras não, ainda assim, as transformações acontecem de hora em hora. A própria radio Eldorado, numa tentativa de melhorar sua programação, muda constantemente, parecendo meio confusa, colocando entrevistas estranhas como, por exemplo, matérias relacionadas ao meio ambiente e animais, como também, musicas diferentes de sua programação.

Desde ano passado e pela minha insatisfação, passei a pesquisar radio na internet, que para mim foi uma alegria em descobrir rádios na web como, por exemplo: a “Accuradio” [www.acuradio.com], com que dividia as estações por estilo e podia ser tão específica quanto quisesse. Ali descobri o gênero pop inglês e bandas como: StereoPhonics, Oásis, The Strokes, ColdPlay entre outras como genêro Lounge de quem eu ouvia muito falar, mas que passaram quase em branco, nos últimos tempos, pela maioria dos programadores de FM.

Para outras web rádios foi um pulo. Como a “Rádio UOL” e a “TERRA Sonora”, que me mostrou que eu poderia agora escutar um álbum inteiro de um artista sem precisar comprar. Percebi que era melhor escutar essas rádios do que ficar de pé nas lojas da fnac ou Saraiva com fone de ouvido, tentando ouvir faixas de 30’segundo de um determinado artista.

No entanto, a radio mais interessante que descobri na internet foi a “live365” [www.live365.com], são rádios inteiras montadas por pessoas como eu e você, com a vantagem de se poder parar, avançar, retroceder, obter informações, comprar o disco. Existem até pacotes prontos, formatados, em que num só clique você já escuta toda a programação e isso não é mais estimulante do que qualquer programação média de FM...?

Acho que as rádios em geral, continuam insistindo em modelo ultrapassado investindo em nomes mais conhecido, dos hits de preferência popular, envelhecidos e desgastados. A quem diga que a tendência das rádios no futuro, serão mais de utilidade pública, como por exemplo: informar o trânsito, informar o tempo, esclarecer problemas do poder publico entrevistando autoridades entre outras informações.

Não acredito que as rádios convencionais vão acabar, porém, quando a web radio chegarem ao painel de seu carro, permitindo uma gama infinita de possibilidade de se conectar com esse universo de rádios segmentadas do gênero que você mais gosta, as estações convencionais terão que rever suas formulas o mais rápido possível, sob pena, de serem esmagadas por esse novo modelo de web rádio.
Quando tiverem em casa ou em seu escritório, não custa nada passar algumas horas ouvindo essas web radios, escolha o genero de musica e a radio que mais gosta e tenho certeza que vão gostar !
Alvaro Augusto - Produtor Cultural e Advogado.
Esse blog foi postado em 17 de novembro de 2006.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Muito legal, Álvaro. Gostei.
Se ainda não conhece, visite www.pandora.com, onde você cria as suas próprias rádios. Muito interessante. Já fiz umas 8 por ali.

9:02 AM

 
Blogger Unknown said...

Acredito que um dos melhores sites que possuem rádios on-line é o shoutcast. Rádios do mundo inteiro. Lá vc encontra músicas dos mais diversos gêneros e dos lugares mais distantes do planeta.

7:30 PM

 

Post a Comment

<< Home