Thursday, October 23, 2008

A Nanotecnologia e os celulares do futuro


Atualmente, vivemos em mundo baseado na micro tecnologia, responsável, por exemplo, pelos pequenos chips presentes nos nossos computadores. Segundo Henrique Eisi Toma, pesquisador da USP, a nanotecnologia é o próximo passo na evolução da cadeia tecnológica, depois do universo micro.
A definição da nanotecnologia em resumo para quem não sabe é uma tecnologia que permite a redução de qualquer material em escalas até mil vezes menores, capazes de alterar, formula e funções de produtos que já fazem parte da nossa vida. Nesse sentido a tecnologia nano possibilitará alcançar um limite de redução de escala que fará com que qualquer manufaturado que conhecemos hoje passem por uma revolução.
O que tem haver essa tecnologia com o celular?
Imaginem um celular que muda de cor de acordo com sua roupa. É tão flexível que se transforma em uma pulseira igual de um relógio, percebe alterações no ambiente e informa ao dono.
Agora pode parar de imaginar, pois este celular existe. É o mais novo aparelho desenvolvido pela finlandesa Nokia, chamado “Morph", lançado algum tempo atrás no Museu de Arte Moderna de Nova York.
O Morph utiliza a nanotecnologia para manter sua superfície limpa através das nanoflores. Também funciona com energia solar. A nanograma é responsável por captar os raios solares e transformar em energia, dispensando a bateria elétrica para carregar o aparelho.
É claro que a nanotecnologia não serve somente para celulares, mas também para utilizar em outros produtos como por exemplo: cosméticos mais eficazes, tecidos com funções anti-sépticas, sapatos bactericidas, filtros solares com maior tempo de proteção, remédios com maior poder de cura”, enumera o cientista da USP.
Em breve nas prateleiras
Mal acabou de lançar no Brasil os telefones celulares de última geração chamado 3G (iPhone, BlackBerry, etc), já se estuda a possibilidade desses produtos chegarem ao mercado em meados de 2009 .
“É uma revolução industrial que está surgindo. Quase todas as áreas de produção vão sofrer o impacto direito ou indireto da nanotecnologia”, disse o chefe do NAE, Oswaldo Oliva Neto, à Agência Brasil.
Desenvolvimento da nanotecnologia no Brasil
Resultados de um estudo sobre nanotecnologia realizado por pesquisadores da Unicamp e coordenado pelo NAE (Núcleo de Assuntos Estratégicos) mostram que, no Brasil, já desenvolve a nanotecnológico na área industrial (semicondutores e eletrônica), em políticas públicas (energia, meio ambiente, fármacos, saúde e alimentação) e em setores de alta competitividade, entre eles o químico e o petroquímico.
Há ainda, pesquisas em laboratórios do Rio Grande do Norte que experimentam a combinação de neurotransmissores cerebrais com nanochips. “Isso poderá ser o computador do futuro, controlado mentalmente pelo usuário, que comandará ações com seu cérebro”, prevê Eisi Toma, da USP. “Mas isso é algo esperado para daqui a 10 anos”.
O que é mais impressionante nisso tudo é que em minha opinião, estamos vivendo e reescrevendo as novas tendências tecnológicas, econômicas, sociais e digitais (Web 2.0 ), como o maior palco de participação e compartilhamento já visto na história da humanidade.
As mudanças estão intimamente ligadas à forma como as pessoas passam a se relacionar com o mundo e particularmente, com os produtos. É o momento de repensarmos direitos autorais, ética, privacidade, comércio, relações humanas e nós mesmos, os indivíduos digitais.
Cada dia que passa, caminhamos para uma cybercultura onde nos tornaremos protagonistas de um Mundo.Com ou até quem sabe vivenciar uma nova era conhecida como Humanidade 4.0 com mega construções de cidades gigantescas no meio do oceano com a mais alta tecnologia, para evitar devastações dessas cidades, por maremotos e furacões, verdadeiras megalópoles construídas, sem violência, sem poluição, incluindo grande centros de compras e entretenimentos já visto na história e com todas as ruas ainda, sem nome, onde cada pessoa certamente poderá colocar seu nome em uma rua.
Vivemos um momento de mudanças Hi Fi, onde os segundos do relógio não são mais a menor unidade do tempo.
Talvez os filmes de ficção, em breve virem realidade mesmo.
Está tudo em beta! Tudo sendo construído ou quem sabe reconstruído.
O video acima demonstra bem o futuro desses celulares com nanotecnologia. Imperdível.
Fonte:
W News UOL por Larissa Januário.
Gil Giardelli - Analistas de Convergencia digital.
Alvaro Augusto Macedo.
Matéria postada em 23 de outubro/08.

1 Comments:

Blogger Marky said...

Concordo com tudo que vocês afirmaram, é fascinante poder dá uma "espiada" no que esta vindo. É tão divertido que as vezes eu me pergunto onde estou, se no presente ou no futuro. Parece que tudo esta sobre nosso controle mas de repente conceitos são quebrados com a apresentação de tecnologias tão impossíveis que são puramente tangíveis.
O texto de vocês ficou como um breve olhar, apenas com o foco nas cidades e no celular, mas que revela que a nanotecnologia nunca irá se conformar com tão pouco.

3:53 PM

 

Post a Comment

<< Home