Friday, October 03, 2008

Geração Y e extinção dos e-mail até 2015


Muitos já devem ter ouvido falar nela. A geração Y é uma nova geração de garotos e garotas que estão na faixa dos 21 aos 25 anos de idade, que começam a entrar no mercado de trabalho com um potencial enorme de características. Em geral são bem nascidos, viveram em 2 ou 3 paises, falam 3 ou 4 idiomas, são espertos, ousados, consumistas, ambiciosos, não dão a mínima para o que vestem, inclusive querem quebrar paradigmas quando o assunto é formalidade, tradição e hábitos no ambiente profissional.
Ouvem iPod o tempo todo, gostam de trabalhar, aprendem muito rápido, são ávidos por tecnologia e adoram utilizar várias tecnologia ao mesmo tempo. O interessante é que em geral não são dados a liderar pessoas ou equipes em empresas, seu foco é criar, desenvolver e gerenciar tarefas e resultados. Muitos deles por terem vivido fora do pais, sabem muito bem o que querem e tem um plano de carreira muito bem definido, o que prejudica um pouco, porque querem ser logo o presidente da empresa.
Nesse contexto, muito dos hábitos digitais dessa geração Y devem levar ao fim dos e-mail, pois, eles não gostam dessa pratica de comunicação, acreditam, que essa as mensagens (e-mail) demoram muito para chegar ao destinatário, preferem muito mais se comunicarem pelas redes sociais (MyFaceBook, MySpace, LinkedIN, YouTube e Blogs).
Hoje a média etária dos usuários de e-mail é de 47 anos, revela Cesar Tauriom gerente de tecnologia aplicada da IBM Brasil, dados apresentados no 17º Congresso Nacional de Auditoria de Sistema e Segurança de Informação e Governança (CNSAI), realizado esta semana na capital paulista.
"O e-mail deixará de existir dentro de cinco a sete anos", profetiza Taurion. O motivo ? A entrada da chamada Geração Y – conforme mencionado acima - no mercado de trabalho.
Talvez, apenas pessoas entre 40 e 60, que formam a geração conhecida como Baby Boomers, (nascido pós segunda guerra), continuarão a utilizar a ferramenta.
Com avanços da Tecnologia da Informação (TI) e a chegada desses jovens profissionais, as empresas já estão criando plataforma de conexão com as redes sociais, wikis, blogs, comunicadores instantâneos e grupos de trabalho online para se comunicarem internamente, numa espécie de intranet.
O executivo apresentou dado destacando que grandes partes dos jovens entrevistados consideravam inúteis as informações obtidas por e-mail. "Significa que a credibilidade das novas ferramentas online é enorme", sinalizou.
“Na IBM, afirma Taurion, já há uma série de projetos em que os participantes não mais utilizam o e-mail e sim redes sociais, inclusive, caso queira, o profissional poderá criar até blog se desejar, sem sequer pedir autorização a ninguém”.
Eu pessoalmente acredito que a comunicação será muito melhor compartilhada por meio de comunidades.
Alias muitas companhias já utilizam as redes sociais até mesmo para contratação, é o caso dos usuários que trabalhavam em insituições financeiras que quebraram recentemente nos Estados Unidos e que estavam registrados na rede social LinkedIN, onde conseguirão novos trabalhos.
Uma das redes sociais que vem crescendo nesses últimos tempos é MyFaceBook, atualmente com aproximadamente 20 milhões de usuários cadastrados, é uma rede social de compartilhamento de opinões e gostos afins. Semelhante ao Orkut, mas com perfil de usuários mais adulto e corporativo, esta rede permite que através da semelhança de gostos e opinões, troquem idéias e façam negócios.
Mark Zuckerberg (foto acima) é o legitimo representante dessa geração Y, fundador do MyFaceBook e o mais novo milionário do Vale do Silício, afirma que sua ambição não é nem ser milionário, mas sim conseguir que todos os usuários do planeta terra se cadastrem no MyFaceBook...se ele vai conseguir eu não sei...Mais as empresas de comunicação tradicional vão ter que repensar em suas estratégia sobretudo para conseguir se comunicar com essa nova geração Y.
Fonte: Convergência Digital.
Alvaro Augusto
Matéria postada em 03 de outubro/08.

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