Tuesday, August 26, 2008

Mercado de Atenção


No mundo da globalização a informação passou a predominar mesmo e isso é um fato. Se antes, o que prevalecia era a tecnologia como, por exemplo, a implantação de sistemas de redes nas grandes empresas para melhorar a produtividade, hoje não tem como se discutir, ou melhor, como voltar a atrás, a informação é de fato, o que prevalece no mercado de investimentos e corporativos para melhor resultados em termos de lucro.

E em minha modesta opinião tem tudo a ver, ou melhor, encaixa-se perfeitamente com a internet, onde um universo gigantesco de informação disputa a atenção dos usuários on-line.

E partir daí alguns estudiosos do marketing digital estão denominando essa nova era da competição, como a era dos chamados “Mercado de Atenção”.
O que significa isso ? Significa que as mesmas regras de oferta e demanda das mercadorias do mundo real passam a vigorar no “mercado de atenção”. O tempo de atenção de um determinado segmento de público passa a ter um preço de mercado, regulado pela oferta e demanda do mercado.
Não basta mais analisar qual é o melhor forma de colocar um banner ou Pop Up no canto direito ou esquerdo de um site e sim como chamar a atenção de um consumidor para que ele navegue para outro site ou clique em um determinado produto, noticia ou evento, isto é, transformar a atenção do consumidor em (commoditie) ou em produtos tangíveis a serem comercializados dentre e fora do mundo on-line.
Um dos exemplos interessante do mercado de atenção que vem crescendo a cada dia e cada minuto são os blogs, as rede sociais (Orkut, MyFacebook, MySpace, Twitter, hi5, Tublr etc), os search engines e outros vários aglutinadores de atenção independentes.
Esse núcleo de atenção para serem comercializados sozinhos fica muito difícil, mas é possível realizar um processo de comercialização empacotando essa “atenção” e vende-los a outros compradores.
E assim como tudo passa pela lei da economia, esses mercados de atenção passa a ter preços diferentes. É possível uma determinada informação ou notícia provinda de um blog ou uma rede social ter mais valor econômico, do que um site que apresentem informações básicas sobre um produto, pois, a “atenção” dos consumidores hoje em dia, não pode ser desperdiçada de forma nenhuma, uma vez que, esse mercado de atenção vale dinheiro e fazer desaforo com “atenção” é fazer desaforo com dinheiro.
Esse mercado é tão volátil que já se especula alguns agentes comprando lead de um lugar e vendendo em outro, realizando, portanto, uma arbitragem de atenção.
Assim para terminar, cada vez mais as mídias on-line, departamentos de marketing e agência de publicidades terão que olhar para métricas de resultado nas campanhas, estabelecer novos planos de negócios para conseguir se comunicar com o público.

Talvez muita gente ligada aos meios de comunicação já saiba dessas informações, mas para não ficar chovendo no molhado ... falta alguém desenhar alguns algoritmos estatísticos para colocar em teste e verificar se eles funcionam bem para serem usados em uma engine de adserving inteligente.
Referências:
Gil Giardelli – Estudioso em Inteligência Digital.
Raquel Recuero – Jornalista Estudiosa em Marketing Digital, interesses em redes sociais, comunidades virtuais e internet.
Alvaro Augusto Macedo.
Matéria postada em 26 de agosto/08

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