Mercado de Atenção
No mundo da globalização a informação passou a predominar mesmo e isso é um fato. Se antes, o que prevalecia era a tecnologia como, por exemplo, a implantação de sistemas de redes nas grandes empresas para melhorar a produtividade, hoje não tem como se discutir, ou melhor, como voltar a atrás, a informação é de fato, o que prevalece no mercado de investimentos e corporativos para melhor resultados em termos de lucro.
E em minha modesta opinião tem tudo a ver, ou melhor, encaixa-se perfeitamente com a internet, onde um universo gigantesco de informação disputa a atenção dos usuários on-line.
E partir daí alguns estudiosos do marketing digital estão denominando essa nova era da competição, como a era dos chamados “Mercado de Atenção”.
E em minha modesta opinião tem tudo a ver, ou melhor, encaixa-se perfeitamente com a internet, onde um universo gigantesco de informação disputa a atenção dos usuários on-line.
E partir daí alguns estudiosos do marketing digital estão denominando essa nova era da competição, como a era dos chamados “Mercado de Atenção”.
O que significa isso ? Significa que as mesmas regras de oferta e demanda das mercadorias do mundo real passam a vigorar no “mercado de atenção”. O tempo de atenção de um determinado segmento de público passa a ter um preço de mercado, regulado pela oferta e demanda do mercado.
Não basta mais analisar qual é o melhor forma de colocar um banner ou Pop Up no canto direito ou esquerdo de um site e sim como chamar a atenção de um consumidor para que ele navegue para outro site ou clique em um determinado produto, noticia ou evento, isto é, transformar a atenção do consumidor em (commoditie) ou em produtos tangíveis a serem comercializados dentre e fora do mundo on-line.
Um dos exemplos interessante do mercado de atenção que vem crescendo a cada dia e cada minuto são os blogs, as rede sociais (Orkut, MyFacebook, MySpace, Twitter, hi5, Tublr etc), os search engines e outros vários aglutinadores de atenção independentes.
Esse núcleo de atenção para serem comercializados sozinhos fica muito difícil, mas é possível realizar um processo de comercialização empacotando essa “atenção” e vende-los a outros compradores.
E assim como tudo passa pela lei da economia, esses mercados de atenção passa a ter preços diferentes. É possível uma determinada informação ou notícia provinda de um blog ou uma rede social ter mais valor econômico, do que um site que apresentem informações básicas sobre um produto, pois, a “atenção” dos consumidores hoje em dia, não pode ser desperdiçada de forma nenhuma, uma vez que, esse mercado de atenção vale dinheiro e fazer desaforo com “atenção” é fazer desaforo com dinheiro.
Esse mercado é tão volátil que já se especula alguns agentes comprando lead de um lugar e vendendo em outro, realizando, portanto, uma arbitragem de atenção.
Assim para terminar, cada vez mais as mídias on-line, departamentos de marketing e agência de publicidades terão que olhar para métricas de resultado nas campanhas, estabelecer novos planos de negócios para conseguir se comunicar com o público.
Talvez muita gente ligada aos meios de comunicação já saiba dessas informações, mas para não ficar chovendo no molhado ... falta alguém desenhar alguns algoritmos estatísticos para colocar em teste e verificar se eles funcionam bem para serem usados em uma engine de adserving inteligente.
Talvez muita gente ligada aos meios de comunicação já saiba dessas informações, mas para não ficar chovendo no molhado ... falta alguém desenhar alguns algoritmos estatísticos para colocar em teste e verificar se eles funcionam bem para serem usados em uma engine de adserving inteligente.
Referências:
Gil Giardelli – Estudioso em Inteligência Digital.
Raquel Recuero – Jornalista Estudiosa em Marketing Digital, interesses em redes sociais, comunidades virtuais e internet.
Gil Giardelli – Estudioso em Inteligência Digital.
Raquel Recuero – Jornalista Estudiosa em Marketing Digital, interesses em redes sociais, comunidades virtuais e internet.
Alvaro Augusto Macedo.
Matéria postada em 26 de agosto/08
0 Comments:
Post a Comment
<< Home