Wednesday, September 26, 2007

Apple faz ameaça velada a hackers do iPhone


Desbloqueio não autorizado causará dano permanente ao smartphone quando seu software for atualizado, diz a fabricante do aparelho.
Na tarde desta terça-feira, 24, a Apple Inc. emitiu um alerta aos hackers que estão espalhando ferramentas na internet que modificam o firmware do seu novo smartphone e conseguem furar o bloqueio das únicas operadoras wireless autorizadas até agora pela empresa de Steve Jobs - a AT&T nos Estados Unidos e a O2 no Reino Unido.
O comunicado diz, na íntegra: " A Apple descobriu que muitos dos programas não autorizados de desbloqueio do iPhone que estão disponíveis na internet causam danos irreparáveis ao software do aparelho, o que provavelmente resultará na sua inoperância permanente quando o próximo update do software fornecido pela Apple for instalado. A empresa planeja lançar um upgrade nos próximos dias trazendo muitos novos recursos, como a iTunes Wi-Fi Music Store. A Apple desencoraja fortemente os usuários a instalar programas não autorizados em seus iPhones. Os usuários que assim fizerem estarão violando o acordo de licenciamento do software e perderão sua garantia, que não cobre a impossibilidade permanente de uso do iPhone devido à instalação de software de desbloqueio.
Controvérsia
Segundo a BBC News, o próprio Jobs reconhece a dificuldade de acabar com a pirataria. "Estamos num jogo de gato e rato com os hackers. E não temos certeza se somos o gato ou o rato", ele ironizou durante o recente lançamento do iPhone no Reino Unido.
Já a revista Wired questionou a própria legalidade da ameaça velada da Apple de inutilizar os aparelhos modificados, na medida que um adendo de 2006 à lei Digital Millennium Copyright Act (DMCA) dos EUA permite o desbloqueio de telefones. O que Phil Schiller, vice-presidente de marketing mundial de produtos da Apple, se apressou a negar: "Isso não tem nada a ver com danificar proativamente um telefone desbloqueado ou invadido por hackers", o que poderia "levar a empresa a se descobrir do lado errado de um processo", disse o executivo à Associated Press.
Matéria extraída do site Meio & Mensagens.
Alvaro Augusto - Produtor Cultural e Advogado.
Matéria postada em 26 de setembro/07.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home