Tuesday, September 25, 2007

Google negocia pagamento de direitos autorais de música no YouTube


Google negocia com Ecad acordo para pagar por canções no YouTube. Mais: APCM tem ferramenta para tirar vídeos piratas.
O Google procurou o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), responsável por cobrar direitos autorais, para regularizar a reprodução de músicas veiculadas pelo serviço YouTube no Brasil.
Em negociação desde julho, o acordo ainda não está fechado, mas segundo as empresas deverá ser oficializado em curto prazo.Segundo o Google, a preocupação inicial não estava primordialmente na publicação e músicas protegidas por direitos autorais, mas na presença de alguns destes arquivos em vídeos pessoais publicados pela base de usuários."Muita vezes, um vídeo pessoal tem uma música de fundo regida por leis federais", explica Carlos Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil.
O acordo depende ainda de acertos financeiros sobre quanto o Google terá que pagar ao Ecad para a livre veiculação do conteúdo. Responsável por representar gravadoras e associações que detêm direitos autorais de gravações sonoras, o órgão dá como certo que o pagamento será feito com uma porcentagem do faturamento do YouTube no Brasil, em um modelo já pratico pelo ECAD na taxação para outros serviços online.
Normalmente, o Ecad cobra 5% do faturamento total do site que lida com conteúdo de entretenimento geral. Para sites que têm como foco principal a reprodução de música, a fatia cobrada é de 7,5% do total da receita.
Matéria extraída do site idgnow - uol
Alvaro Augusto - Produtor Cultural e Advogado.
Matéria postada em 25 de outubro/07

0 Comments:

Post a Comment

<< Home