Wednesday, August 08, 2007

Warner e Indie Records selam acordo



Sem divulgar números, parceria começa focada na distribuição dos produtos da Indie no mercado.
A Indie Records, gravadora brasileira integrante do Grupo Mega (o mesmo que presta serviços para o mercado publicitário e cinematográfico) e que tem nomes de alta vendagem como Jorge Aragão, Alcione, Tribo de Jah e Vinny, está anunciando um acordo de distribuição com a Warner Music Brasil.
Um comunicado informa que, "diante de um mercado que atravessa incontestável revolução no seu modelo de negócios, caminhar para novos tempos significa, também, caminhar ao lado de novos parceiros, cujos objetivos convergem em prol de um único foco: a música". Nenhum número foi divulgado, bem como uma possível troca de ativos. O acordo passou a vigorar no último dia 1º.
Apesar do nome, que remete à "música alternativa", a Indie Records é uma das principais empresas do mercado fonográfico brasileiro em volume de vendas afora as grandes multinacionais (ou majors, grupo formado por Sony-BMG, Universal, EMI e a própria Warner). Alceu Valença, Erasmo Carlos, Reginaldo Rossi, Luiza Possi e LS Jack também integram seu catálogo de artistas, bem como Luiz Melodia, que alcançou pela primeira vez a marca de 100 mil discos vendidos através da Indie com seu disco "Acústico".
Alguns destes nomes da Indie, desovados das majors ao longo dos anos, já fizeram parte do catálogo da própria Warner no Brasil - que tem hoje em seu casting produtos nacionais como O Rappa, Barão Vermelho e Maria Rita. Novamente vencedores em vendas, os nomes veteranos da lista voltam a representar um filão atraente em tempos de queda livre nas vendas de CDs no País - apenas no ano passado, cerca de 25% segundo a Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD). Um novo álbum da sambista Alcione é a porta de entrada da nova associação.
Em uma dimensão totalmente diferente mas ao mesmo tempo retratando o cenário do mercado fonográfico rumo à comoditização total, tomando-se como base suas referências originais - a EMI Music anunciou na virada do mês que foi vendida para o grupo de investimentos inglês Terra Firma, por US$ 4,7 bilhões de dólares. O TF é dono de operações como a UCI Cinemas e a rede de hotéis Le Meridien. A EMI tem Beatles e Coldplay, por exemplo, em seu catálogo
Matéria extraída do site Meio & Mensagem por Alisson Avila.
http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/index.jsp
Alvaro Augusto - Produtor Cultural e Advogado.
Matéria postada em 08 de agosto/07.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home