Monday, April 23, 2007

Pianista de jazz Andrew Hill morre aos 75 anos nos EUA



O compositor e pianista de jazz Andrew Hill morreu na tarde de sexta-feira em Nova Jersey, nos EUA, ao 75 anos. A notícia foi divulgada no sábado pelo jornal norte-americano "The New York Times".

Andrew sofria de câncer de pulmão. Hill nasceu em 1931, em Chicago. Aos sete anos, aprendeu a tocar acordeão e depois, piano.
Ele tocou "be-bop" com músicos de Chicago, e saiu em turnê pelos Estados Unidos com Dinah Washington, Johnny Hartman e Dakota Staton. Em 1954, também teve a oportunidade de tocar com Charlie Parker no Greystone Ballroom, em Detroit.
Um trabalho com Roland Kirk o levou a Nova York no início dos anos 1960. o músico esteve no Brasil em 2004, quando participou do extinto Chivas Jazz Festival. Começou a gravar nos anos 50, tendo várias de suas performances sido lançadas pelo selo Blue Note.
Deixou um grande legado musical, entre eles os inúmeros álbuns gravados como líder pelo selo Blue Note nos anos 60 ao lado do primeiro time do jazz à época como Eric Dolphy, Sam Rivers, Joe Henderson, Bobby Hutcherson, Freddie Hubbard, Lee Morgan e muitos outros.

Foi praticamente o divulgador do genero Free Jazz nos EUA, mostrando e ensinado, que esse gênero de Jazz pode ser tocado muito mais de improviso do que seguindo uma determinada melodia. Revelou no ano de 2.000 vários artistas que acabaram seguindo esse gênero, são eles: Greg Osby, Jason Moran, Scott Coley entre outros.

Foi mal compreendido pelo público e por alguns músicos nos EUA que rejeitavam o Free Jazz.
Em 11 de abril último Hill recebeu o título de "doutor honorário" pela Berklee College of Music.
Matéria extraída do Folhaonline
Alvaro Augusto - Produtor Cultural e Advogado.
Matéria postada me 23 de abril de 2007.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home