Wednesday, December 20, 2006

Energia Wireless



O emaranhado de fios e tomadas necessários para recarregar os acessórios eletrônicos podem, em breve, ser coisa do passado. Pesquisadores americanos esboçaram um sistema relativamente simples que poderia carregar equipamentos como notebooks ou tocadores de MP3 sem o uso de fios.
A técnica explora conceitos de física conhecidos há um século e poderia funcionar a distâncias de muitos metros, segundo os pesquisadores. Apesar de a equipe não ter construído e testado o sistema, modelos computadorizados e equações matemáticas sugerem que ele funcionará.
A técnica para essa tentativa é "ressonância", que é um fenômeno no qual leva um objeto a vibrar quando aplicada a uma energia de determinada freqüência, isto é, quando você tem dois objetos ressonantes na mesma freqüência, eles tendem a se emparelhar.
A ressonância pode ser vista, em instrumentos musicais, por exemplo: quando você toca uma nota em um instrumento, outro instrumento vibrará, na mesma nota, apenas com a ressonância acústica. Ao invés de usar vibrações acústicas, o sistema proposto explora a ressonância de ondas eletromagnéticas.
A radiação eletromagnética inclui ondas de rádio, infravermelho e raios X. Normalmente, sistemas que usam radiação eletromagnética, como antenas de rádio, não são adequados para a transferência eficiente de energia, porque eles dispersam a energia em todas as direções, provocando grandes perdas. Para resolver esse problema, os pesquisadores investigaram um tipo especial de objetos "não-radiativos", chamada "ressonância de longa vida".
Quando a energia é aplicada a esses objetos, ela permanece ligada a eles em vez de escapar para o espaço. "Filetes" de energia, que podem ter vários metros de comprimento, flutuam sobre a superfície. Assim, uma simples antena de cobre desenvolvida para ter ressonância de longa vida poderia transferir energia para um laptop, que teria sua própria antena em ressonância na mesma freqüência.
O computador seria, assim, verdadeiramente sem fio. Qualquer energia não encaminhada para um outro equipamento é reabsorvida. Os sistemas seriam capazes de transferir energia a distâncias de até cinco metros.
Não é a primeira vez que fazem tentativa de transferir energia sem fios. O físico e engenheiro do século 19 Nicolas Tesla, fez experiências com transferência de energia sem fio a longa distância, mas sua tentativa mais ambiciosa em uma antena de 29 metros de altura, conhecida como Wardenclyffe Tower, em Nova York, fracassou quando ele, Tesla, veio à falência.
Eu adorei essa idéia, avanço técnico melhor do que este, impossível. Tirar todos os fios dos postes das ruas ou das tomadas de nossos computadores, economizará também todas nossas energias humanas no sentido do agachar e levantar, toda vez que quisermos afastar o computador do lugar..
Matéria extraida do dia 15/11/06 na folha São Paulo online.
Alvaro Augusto – Produtor Cultural e Advogado.
Esse blog foi postado no dia 20 de dezembro de 2006.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home