Tuesday, August 07, 2007

Antes de lançar loja online, Amazon investe em serviço de música digital


A gigante de e-commerce investe quantia não revelada no serviço Amie Street, que vende canções digitais com preços variando conforme demanda.
A Amazon.com está investindo em um serviço de música online antes mesmo de lançar sua própria loja de músicas pela internet.
Artistas oferecem suas canções no site e os primeiros usuários podem baixá-las gratuitamente. Caso a demanda cresça, o preço também aumento, chegando até a 98 centavos de dólar.
As canções no Amie Street são vendidas sem DRM, um conceito que a Amazon parece gostar.
Quando a Amazon.com anunciou em maio que abriria uma loja de canções digitais, afirmou que as músicas seriam sem tecnologia DRM.
O Amie Street combina engenharia social com venda de músicas. Quando usuários recomendam canções a amigos, eles recebem créditos para comprar mais músicas no site. Quanto mais popular a música fica, mais crédito o usuário ganha.
Usuários ainda podem publicar reviews e recomendações sobre arquivos no serviço.
O Amie Street compartilha 70% das vendas de cada canção com o artista, mas mantém os primeiros cinco dólares em vendas para cobrir seus custos.
O conceito de variação de preços para canções é contraditório ao modelo praticado pelo itunes, a loja de músicas online mais popular da internet.
Canções no iTunes da Apple, custam 99 centavos de dólar, exceto a arquivos sem tecnologia DRM, que custam 1,29 dólar. Este modelo vem sendo combatido por alguns selos, que desejam usar um modelo variado de preços. A Apple, no entanto, se manteve firme em sua estratégia.
Quando a Amazon.com anunciou que lançaria uma loja, afirmou que venderia canções da gravadora EMI e centenas de outros selos.
O conceito de venda sem DRM pode prevenir que a loja online feche acordos com outras grandes gravadoras, que exigem a integração da tecnologia em seus arquivos digitais.
Matéria extraída do site IDG Now por Nancy Gohring é editora do IDG News Service.
http://idgnow.uol.com.br/internet/2007/08/06/idgnoticia.2007-08-06.7794586722/
Alvaro Augusto - Produtor Cultural e Advogado.
Matéria postada em 07 de agosto/07.

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