Thursday, August 02, 2007

Fundo de investimentos Terra Firma conclui compra da EMI


O fundo de investimentos britânico Terra Firma anunciou nseta quarta-feira a compra da terceira gravadora mundial, a EMI, depois que sua oferta de compra amistosa, de 3,2 bilhões de libras, com dívidas incluídas (4,8 bilhões de euros), recebeu a aprovação de 90,27% dos acionistas.
A EMI, selo dos Beatles, Madonna, Robbie Williams, Radiohead e Coldplay, aceitou em maio passado a oferta de compra, dando preferência a esta oferta em detrimento da insegurança jurídica de uma aliança com a americana Warner, número quatro mundial, com a qual, no entanto, tentou se aliar várias vezes.
O ano passado foi difícil, segundo admitiu seu diretor-geral, Eric Nicoli. A EMI teve de anunciar em janeiro um plano de reestruturação que incluiu supressões de empregos.
Os acionistas da EMI demoraram um pouco em oferecer seus títulos, obrigando a Terra Firma a adiar várias vezes a data limite de sua oferta, mas as ações começaram a afluir a partir de 18 de julho, quando a Warner declarou que renunciava oficialmente à compra da EMI, eliminando qualquer dúvida sobre uma eventual contra-oferta.
Pelas leis britânicas, uma compra é declarada incondicional quando obtém 90% de apoio, o que pode forçar os acionistas minoritários a vender seus títulos.A OPA de 265 pence por ação foi apoiada pelo diretório da EMI.
Matéria extraída do site Music Uol
Alvaro Augusto - Produtor Cultural e Advogado.
Matéria postada em 02 de agosto/07.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home