Pato Fu e a viabilidade do mercado indie – sem medo da internet
Ao lançar seu nono álbum, Daqui pro Futuro, primeiramente na internet, ao preço de R$ 9,90, o Pato Fu prova a viabilidade do mercado indie e mostra que está em sintonia com os novos tempos. É mais um exemplo de que uma produção feita com custos reduzidos – sem prejuízo da qualidade artística – pode gerar um disco de preço mais acessível e atraente para o consumidor. É um incentivo ao download legal. Desta vez, o Pato está inteiramente de volta ao mercado indie, sem o apoio de gravadora multinacional (diferentemente de 2005, quando lançou seu álbum anterior, Toda Cura para Todo Mal, com distribuição da Sony BMG). É a paulista Tratore quem vai se encarregar de pôr o CD físico nas lojas, ainda neste mês de agosto. A estratégia de lançamento da banda de Fernanda Takai e John Ulhoa é acertada, pois vê e põe a internet como aliada ao invés de enxergar na rede a porta para todos os males fonográficos, a exemplo do que vem propagando, com infelicidade antológica, Elton John - ele, sim, preso a um modelo do passado que impede um novo público de perceber que Elton anda lançando grandes álbuns de inéditas nos últimos anos. O Pato Fu entendeu que, daqui pro futuro, vai ganhar quem grava e edita com autonomia, em sintonia com os tempos da web.
Matéria extraída do site Music News
Alvaro Augusto - Produtor Cultural e Advogado.
Matéria postada em 05 de agosto/07.
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