Friday, July 27, 2007

Fiz TV e We Show - Novos Formatos de portais agregadores de Videos



Vinte dos blogueiros mais conhecidos do país receberam convites para um evento especial: o pré-lançamento, no último dia 29 de junho do novo projeto do grupo Abril, o canal de televisão Fiz.TV, projeto de mídia híbrida que visa conciliar Internet e televisão. O evento, que aconteceu na sede do Fiz, em São Paulo, contou com as presenças de Marcelo Botta, Gerente de Conteúdo do novo canal, e Fabio Basso Montanari, blogueiro do site.
A proposta do Fiz.TV, que entrará no ar agora dia 1. de agosto é interessante: abrir espaço em sua programação para qualquer cidadão comum que queira enviar um vídeo por intermédio do site do canal. É lógico que, para que essa produção chegue à televisão, haverá certos filtros. Os vídeos mais votados no site, desde que respeitando determinadas restrições (um exemplo: curta consagrado pelo YouTube, o "Tapa na Pantera" seria barrado no baile por poder ser interpretado como uma "apologia às drogas"), integrarão uma programação que a princípio, terá 4 horas inéditas por dia, com reprises em blocos. Os internautas que tiverem seus trabalhos exibidos no Fiz serão remunerados (mas não esperem valores muito substanciais) e poderão ver seus vídeos na TVA a princípio a única operadora de canais por assinatura que veiculará o Fiz.TV.
Coube aos blogueiros presentes ao evento, como legítimos representantes da cultura "do it yourself" de arregaçar as mangas e criar seus próprios canais de veiculação das suas idéias, a tarefa de veicular ao público geral as primeiras impressões sobre a proposta do Fiz.TV. Dito e feito: Pat Barcelos, do Update or Die, Renê Fraga, do Google Discovery, Carlos Merigo, do Brainstorm #9, Phelipe Cruz, do Papel Pop, Luiz Jeronimo, do Tarja Preta, Renata Honorato, do Sampaist, Carlos Cardoso, do Contraditorium, Tiago Dória, em seu blog, e Rosana Hermann, do Querido Leitor, já escreveram sobre o assunto. Mas quem escreveu o texto mais abrangente sobre o projeto foi Gustavo Jreige, do blog Outros Olhos, que postou um excelente artigo destrinchando todas as facetas da proposta do novo canal da Abril.
WE SHOW
Outro site que chega nessa mesma linha é o WeShow, lançado recentemente, é também um agregador de vídeos hospedados em sites como YouTube, DailyMotion e Metacafe. Todo o conteúdo encontrado é selecionado e organizado por editores, que catalogam os vídeos em mais de 200 categorias.
Para explicar melhor a proposta do WeShow, site atuante em três países (Brasil, Estados Unidos e Inglaterra), transcrevo a palavra de um dos sócios desta empreitada - Bruno Parodi, ex-colunista do site No Mínimo e um dos responsáveis pela concepção e realização do portal G1: "O diferencial está justamente na seleção dos melhores vídeos disponíveis na internet, não importa a fonte. Outro ponto importante é que nossa equipe editorial tem um trabalho de atribuir títulos, descrições e tags mais pertinentes aos vídeos (e uniformizadas), uma vez que o usuário que posta aquele vídeo originalmente muitas vezes não tem preocupação com a informação textual que acompanha o vídeo".
Mensalmente será promovido o Prêmio WeShow, concurso elegendo os melhores vídeos em diversas categorias como "Carros Customizados", "Bungee-Jumping" e "Gatas Internacionais". Há também o WeShow TV, videocast semanal comentando os destaques em cada categoria. Explica Parodi: "A WeShow TV traz também uma outra forma de consumir os melhores vídeos, através de programas produzidos apresentando justamente essas pérolas. E quem quiser dar uma olhada na íntegra dos vídeos citados no programa, basta conferir logo abaixo da telinha os links para cada um deles".
Matéria extraída do site "Pensar enloquece pense nisso" criado pelo famoso blogueiro Alexandre Inagaki: http://www.interney.net/blogs/inagaki/.
Em minha opinião acredito que o formato desse novos portais seja um trampolim para os novos formatos de canais de tv, onde pelo simples toque ou clique do controle de sua tv, você poderá escolher as músicas digitais que você queira ouvir ou comprar, filmes que você queira assistir ou comprar ou até mesmos serviços disponíveis como pagamentos de contas (telefone, luz etc..) através do controle da tv.
Aliás, idéia essa que já vem sendo amadurecido pelas grandes empresas de tecnologia como a Apple de Steve Jobs e Bill Gates da MicroSoft, em vários artigos publicados sobre o futuro da Internet e da TV, chegando a se cogitar em grandes modificações no setor do cinema também..
Alvaro Augusto.
Matéria postada em 27 de agosto/07.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home