Thursday, February 15, 2007

DRM + APPLE e suas controvérsias


Algumas pessoas já devem saber mas a sigla DRM em inglês significa Digital Rights Management e em português podemos dizer GGD Gestão Digital de Direitos.

Com a extrema facilidade para se copiar CD, DVD, bem como, outras mídias e ainda distribuir qualquer conteúdo, foi criado um dispositivo chamado “DRM” que introduzidos nos CD’s ou DVD’s restringi cópias e divulgações de obras protegidas por direito autoral. Inclusive esse software determina quantas vezes se pode ouvir determinada música antes de ter de comprá-la novamente e com que tipos de arquivo determinado aparelho será compatível, enfim ele determina o controle sobre as mídias.

Salvo “as exceções das gravadoras que acreditam que podem ter vantagens econômicas com as vendas de CD’s e DVD’s com esse sistema atrelado”, a grande maioria das pessoas e até alguns paises da Europa discordam da permissão desses dispositivos introduzidos nos CD’s e DVD’s .

O DRM está incluído em todos os tipos de dispositivos digitais, algumas vezes sem informar a quem os compra a respeito de suas conseqüências, pois, atualmente ha uma forte tendência no mercado ao uso de medidas protecionistas referentes aos trabalhos artísticos

E esse é o grande problema, porque o DRM implantados em alguns CD’s ou DVD’s travam os computadores na hora de tocarem, pois, foi assim que aconteceu com o novo CD da cantora Celine Dion e Robbie Williams e aí consumidor sem paciência quer seu dinheiro de volta. Esses transtornos tem surgido diariamente nas lojas de varejos sobretudo nos EUA.

Steve Job presidente das organizações Apple declarou recentemente em carta aberta que é contra o DRM e explica em linhas gerias nessa carta, que esse dispositivo não funciona para combater a pirataria, pois, qualquer pessoa com conhecimento técnico pode quebrar o código criptografado e partir daí conseguir copiar o CD ou DVD. E ainda afirma na respectiva carta que 90% do faturamento das gravadoras, vem da venda de CD's, que não possuem qualquer tipo de DRM e podem ser ripados para o computador sem quaisquer problemas, então ele faz a seguinte pergunta: "Qual o benefício que as gravadoras têm em vender uma pequena parcela restante de suas músicas com um sistema DRM ..?? Aparentemente nenhum".

Steve Job vem sofrendo pressão de todos os lados para aderir ao DRM e está sendo ameaçado de sofrer processo judicial caso isso não venha ocorrer. Os que são contra Job, alegam que afirmação dessa carta não passa de uma jogada de marketing, pois, já que está tão preocupado com o consumidor deveria tornar a venda de musicas do site Itune compatível com dos demais player digitais e não somente com o Ipod.
Sou contra o DRM em minha modesta opinião, a Apple e Steve Jobs atualmente tem um grande poder de influencia sobre a indústria musical e o texto que foi publicado abertamente em carta é importantíssimo e só pode ser visto com passo adiante para acabar de um vez por todas com o DRM que traz tantos problemas, ou melhor, danos para a música, musicos, aparelhos de computadores, cd, dvd etc...
Alvaro Augusto - Produtor Cultural e Advogado.
Matéria postada em 15 de fevereiro de 2007.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home