Thursday, January 11, 2007

MATISYAHU e seu "HITS" HOP



Atualmente eu não sou mais muito fan de hip hop. Na verdade, eu curti muito alguns grupos na década de 80 como: BamBatha Africa, SugarHillGang, GrandMasterFlash and FuriousFive e na década de 90 Run DMC, Public Enemy, sendo que, raramente consigo escutar esses grupos nas radios FM de hoje, mesmos nas radios mais segmentada do genero, mais quero deixar claro, que não há nenhuma espécie de saudosimo nesse comentario.
No entanto, somente para colocar a par o que está rolando no mercado, nas radios e nos festivais, surgiu recentemente um cantor que canta uma amálgama de reggae, hip hop e TORAH. O nome dele é Matisyahu, um judeu ortodoxo de 26 anos, que é a nova sensação nos EUA.
Sua música ‘King without a Crown’ se destacou na parada da revista Billboard e é referência americana de sucesso. O sumo das letras são religiosas numa mistura de inglês, iídiche, hebraico e patoá caribenho. O som é um cruzamento de hip-hop e reggae, num inusitado casamento entre os guetos de Trenchtown (na Jamaica), do Bronx (em Nova York) e de Varsóvia (na Polônia).
Nascido numa família de judeus, ele conta que foi um adolescente rebelde: abandonou os estudos, virou hippie, fumava maconha e tomava até chá de cogumelo. Já adulto, abraçou a religião. Segundo ele foi quando passou a freqüentar as sinagogas dos chabad lubavitchers, trocando o nome Matthew Miller pelo nome judaico Matisyahu sendo que a partir de então começou a mostrar a Torah a lá Bob Marley.
Veja o clip da música King Without a crown no Youtube e comentem nesse blog o que acharam. Alias neste mesmo link vocês também poderão encontrar mais clips e vídeos dele.
A propósito parece que está confirmada a primeira turnê dele pelo Brasil.
Apresentação
dia 24 de janeiro/07 por Salvador (Festival de Verão)
dia 28 de janeiro/07 pelo Rio de Janeiro (Vivo Hall)
dia 31 de janeiro/07 por São Paulo, no Clube Hebraica.
Alvaro Augusto - Produtor Cultural e Advogado
Blog postado em 11 de janeiro de 2007

0 Comments:

Post a Comment

<< Home