Tuesday, January 02, 2007

MASHUPS!! E A NOVA TENDENCIA DA MÚSICA ELETRONICA



Vindo do submundo da música eletrônico e de DJ’s da década de 80, os mashups explodiram incialmente na internet.
Mas afinal o que é isso?
Mashups é uma mistura de duas músicas diferentes para criar uma nova. Normalmente são colocados dois artistas de estilos bem diferentes, como Beatles vs. Metallica, Madonna vs. Sistem of a Down, ou Green Day vs Oasis.
Essa terceira música criada a partir de dois estilos bem diferentes, em algumas situações ficam bem estranhas, e em outra ficam geniais, melhor que a música original, vai muito da sensibilidade do DJ é claro.
Em meados de 2003, quando produzi um show de uma banda independente chamada MEFISTO (Movimento Experimental Fantástico de Integração Sonora Total), no qual misturava improvisação livre, elementos eletrônicos e projeção de Imagem em tempo real, tive oportunidade, de participar de uma brincadeira por computador via e-mail e acredito que a partir dessa pequena diversão pelo mundo, tudo tenha começado.
O pessoal da Banda enviava um e-mail solicitando para você entrar no site da banda e modificasse uma música original do gênero rock que estava lá, incluindo ou retirando alguma espécie de timbragem da música que podia ser a bateria, a guitarra, a percussão, elementos eletrônicos a partir de um software disponível naquele site para essa brincadeira. Depois, de passar por um mailing de mais de mil pessoas modificando aquela melodia, a brincadeira acabou e todos puderam escutar como ficou a música. Eu particularmente não gostei, ficou bizarro, mas valeu a pena pela brincaderia.
E digo brincadeira, porque no momento em que os DJ’s tornaram essas modificações em algo profissional a maioria dos mashups tornaram-se ilegais, pois, o surgimento dessa terceira música, dão sérios problemas de direitos autorais e esse é um outro problema, alem da pirataria e downloads ilegais que as gravadoras terão que resolver no futuro próximo
Alguns DJ’s não estão muito preocupados com isso, fazem mashups, colocam nas baladas para o pessoal dançar, criam listas de sites disponibilizando mashups para download e alguns informam até ao artista que parte de sua musica foi utilizada para esse fim. Alguns artistas adoram outros odeiam.
O trio britânico que vem utilizando muito mashups é o Ecletic Method que mixa videoclipes, filmes, publicidade e o que mais tiver à mão em um videoset bem ao estilo 2ManyDJs. O trio não considera nada parecido com os VJs e prefere a denominação de DVJs ou VDJs..
No ano passado, inclusive, lançaram um DVD com o título “We’re not VJs”. Depois de remixar - por encomenda – para artistas como Hexstatic e Fatboy Slim. O trio vem bombando com seus mashups, projetando imagens ao vivo e em tempo real e já se apresentaram em grandes festivais como Sundance, Cannes e no mineirinho Eletronika.
O prório DJ Fat Boy Slim, solicitou recentemente a cantora Daniela Mercury, que fizesse uma letra em cima de uma batida eletronica criada por ele, no estilo mashups, denominada ao que parece "another groove", para tocar em seus eventos de praia.
Alias essa tendência de música vem se tornando muito comum nas praias da Europa e Estados Unidos, onde alguns DJ’s de nome internacional aparecem num grande palco, na frente de um grande telão projetando imagem e mixando no estilo mashups, para mais quinhentas mil pessoas ao vivo, transformando esse evento em uma grande rave ao longo do dia todo, avançando madrugada adentro e terminando somente no dia seguinte.
Segue aqui uma lista de sites cheios de mashups
Na minha modesta teoria pós-moderna, os mashups são um exemplo ENORME de tédio que estão invadindo a nossa cultura. O pessoal ou a nova geração da música eletronica estão entediados com algumas das músicas pop’s que rolam por aí e resolveram criar esse novo estilo de música para ver se acontece alguma emoção.
Alvaro Augusto – Produtor Cultural e Advogado.
Esse blog fois postado em 03 de dezembro de 2007

0 Comments:

Post a Comment

<< Home