Friday, January 05, 2007

ANDRÉA CENTAZZO - Música Contemporânea e a Multimídia




Andréa Centazzo é o pioneiro da moderna percussão na música erudita contemporânea. Iniciou criança na música, logo despertou o interesse pelo Jazz, mas foi na percussão que se consagrou como músico.
Participou de vários concertos com grandes solistas e compositores de vanguarda como: J. Zorn, S. Bussotti, S. Lacy, Cereja de D., A. Mangellsdorf, E. Parker, etc.

Merecidamente, Centazzo recebeu vários prêmios de música, inclusive de vídeo (Premio della de Speciale Critica Discografica Italiana, E.U.A. Downbeat Votação, Vídeo Internacional Tóquio Festival, Prix Arcanal de Cultura francesa, etc.), por introduzir na música erudita contemporânea, alem da percussão moderna, a projeção de imagem em tempo real

Desde 1983, Centazzo vem se dedicando a criar e introduzir experiências multi-mídia na música erudita contemporânea, que em minha opinão ainda é extremamente difícil, em virtude, de ser um genero de música muito vinculada ainda as influencias tradicionais da música clássica do início do século 20.

Em suas palestras, seminários e shows, explica que a música e a imagem são uma coisa só, não sendo mais concebível no século 21, fazer distinção da música e da imagem.

Para ilustrar suas explicações aos seus discípulos, passou a criar partituras para música com ideogramas pintados que se encaixa perfeitamente com imagens em vídeos.

Estes esforços culminaram em vários prêmios em vídeos. Ele uniu a instrumentação tradicional com avanços tecnológicos atuais em expressão musical por computadores, inclusive para compositores que pretendem criarem músicas para trilha sonora de fimes. Todo esses esforços dão uma perspectiva e uma nova à fusão de som e imagem, para shows em teatro, televisão, DVD, vídeo, CD rom, com uma característica muito peculiar.

Segundo Centazzo “ A música capturas e expressa o ritmo e o pulso de vida, a percussão nos mostra os mistérios das vibrações dos timbres sobretudo os de origem oriental e a contemporaneidade, a alma e a harmonia do jazz pós-cultura moderna”.

Em uma carreira artística que atravessa mais de vinte e cindo anos, Andréa Centazzo realizou mais de 1.000 concertos ao vivo na Europa e os Estados Unidos, participou de numeroso programas de rádio e televisão. Gravou mais 60 Lps, tudo remasterizado para CD, tem 350 composições de sua autoria e oito livros sobre estudo da música contemporânea.
Atualmente dedica a percussão solo e imagem multimídia para sinfonia orquestral em ópera lírica. Já conduziu orquestras sinfônicas em grandes festivais, com suas próprias composições.
Seu trabalho contribui para uma visão artitisca futurística para o século 21, sem precedente na história da música. Uma trabalho de evolução constante na nossa cultura contemporanea.
Alvaro Augusto - Produtor Cultural e Advogado.
Blog postado 05 de janeiro de 2007.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home