Thursday, December 28, 2006

Diploma para DJ


Universidade Paulista inaugura o primeiro curso superior de formação de produtores de musica eletrônica em São Paulo.
Depois do rock, é a música eletrônica que entra na academia. O Curso de Produção de Música Eletrônica, criado pela Anhembi Morumbi, receberá os primeiros alunos já em 2007.A graduação dura dois anos. A idéia surgiu a partir da parceria da Anhembi com a rede internacional Laureate.
O coordenador do curso, Leonardo Vergueiro, conta que a diretora da universidade viajou à Espanha e viu um curso semelhante. “Ela gostou da idéia, viu que lá o curso tinha uma grande aceitação e aceitou o desafio”. A grade curricular é composta por disciplinas teóricas – psicologia social, linguagem de música eletrônica, inglês técnico, história da música eletrônica e práticas, como: técnicas de discotecagem, prática com sintetizadores, técnicas de produção e mixagem, entre outras.
O projeto de conclusão de curso será um Live P.A. Leonardo conta que o curso abordará vários estilos de música eletrônica. O aluno aprenderá a história da música e terá contato com vários estilos. “Sabendo a técnica da ferramenta e conhecendo, ele pode trabalhar o que quiser. Se ele gostar de house, vai fazer house, se ele gostar de trip hop, vai fazer trip hop”, explica.
Além de técnicas de discotecagem, os alunos terão boas noções de produção musical. Leonardo planeja um trabalho multidisciplinar com os alunos de cinema e rádio e tv – em que os aspirantes a produtores musicais farão as trilhas dos curtas e filmes produzidos na faculdade. O coordenador acredita, ainda, que os graduados em cinema e rádio e TV constituirão um importante mercado para absorver os formandos em produção de música eletronica, Leonardo diz aina que o curso preencherá uma lacuna importante no mercado.
Ele acredita que muitos alunos partem para cursos como rádio e tv com a intenção de trabalhar com áudio – ele próprio, descobriu ter feito a faculdade errada. “Não havia cursos superiores de música eletrônica, só cursos livres, sem carga de responsabilidade. Tem gente achando que um curso superior é bobagem, que se aprende em um mês, mas não é só mixar música. Tem bagagem, história, software, técnicas de gravação, microfonação, etc”.
Mais informações sobre o curso: www.anhembi.com.br
Matéria extraída do site da Trama Universitário em 14/12/06
Alvaro Augusto – Produtor Cultural e Advogado
Blog postado em 26 de dezembro de 2006.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home