Friday, March 28, 2008

Carnaval da Bahia desembarcará na Europa em 2009


As secretarias de Turismo e de Cultura da Bahia assinaram um protocolo de intenções com a empresa portuguesa Strawberry Dreams - Cultura e Turismo para realizar a festa na Lisboa no ano que vem.
O carnaval da Bahia pretende abrir suas portas para o mundo. Salvador quer seguir a letra de Nizan Guanaes, hino dos seis dias oficiais da folia baiana, e se tornar 'the world of Carnaval'. O primeiro passo foi dado nesta semana, com a assinatura de um protocolo de intenções entre as secretarias de Turismo e de Cultura da Bahia e a empresa portuguesa Strawberry Dreams - Cultura e Turismo.
No documento existe a previsão de levar a folia para Lisboa em julho de 2009, com o nome 'Carnaval da Bahia - Festival de Cultura e Turismo'. O evento, que pretende reunir cerca de 300 mil pessoas, será privado e poderá ser patrocinado por empresas portuguesas e brasileiras. O governo do Estado da Bahia será responsável pelo apoio institucional, prometendo realizar esforços suplementares junto a agências de viagens e operadores turísticos.
"Consideramos julho o mês ideal para fazermos esse festival, que vai misturar a apresentação de trios elétricos, blocos e afoxés, além dos principais artistas baianos", antecipa Eduardo Horta, sócio da S. Dreams.
Segundo o secretário Domingos Leonelli, "queremos levar aos lisboetas e às empresas que vão a Portugal o máximo de nossa tradição carnavalesca, tanto turística como culturalmente". Segundo dados da Secretaria de Turismo do estado, Portugal é o segundo maior emissor de turistas para a Bahia, perdendo apenas para Argentina. "Hoje temos sete vôos por semana ligando Salvador com Lisboa. Em um desses dias teremos o vôo Porto/Salvador/Porto, abrindo o corredor da Galícia pela cidade do Porto", explica o secretário.
Enquanto isso, na Bahia...
O prefeito de Salvador, João Henrique, afirmou ter sido a festa de 2008 a melhor de todos os tempos na capital baiana. "Esse foi o melhor Carnaval da história de Salvador", afirmou, considerando que na amostragem de 346 foliões entrevistados, no circuito Barra/Ondina, 80% se mostraram contentes com os serviços de limpeza urbana, iluminação, saúde e estrutura dos equipamentos. Foram mais de cinco mil funcionários envolvidos e trabalhando em regime de plantão de 24 horas.
Para 2009, a Empresa de Turismo S/A (Emtursa), responsável pelo evento, já adiantou que realizará uma redistribuição dos blocos nos dois principais circuitos e que fará a contratação de uma agência de publicidade para captação de recursos para as festas populares existentes e a revitalização das que estão em decadência.
A antecipação da captação de recursos para o Carnaval de 2009 também está entre as medidas. A expectativa é que a arrecadação ultrapasse a deste ano, que chegou a R$ 11 milhões, contra R$ 6,6 milhões de 2007.
Matéria extraída do site Meios Mensagens
Alvaro Augusto - Produtor de Eventos.
Matéria postada em 28 de março/08.

1 Comments:

Blogger Teea said...

This comment has been removed by the author.

10:51 AM

 

Post a Comment

<< Home