Saturday, January 20, 2007

Navegando pelo Second Life



Quem não se lembra do jogo PokéMon..?? Pois é.. agora é a vez do Second Life
O Second Life é um simulador da vida real, em um mundo virtual totalmente 3D, onde os limites de interação com o game vão além da sua criatividade. Nele, além de interagir com jogadores de todo o mundo em tempo real, é possível também criar seus próprios objetos, negócios e até mesmo personalizar completamente seu avatar, tudo em modelagem 3D.
A SUA SEGUNDA VIDA
O fundamento do jogo está em incentivar cada jogador a encontrar um meio de sobreviver, aprendendo e desenvolvendo atividades lucrativas, as quais irão refletir diretamente em seu poder aquisitivo dentro do jogo. O Second Life possui sua própria moeda, o Linden dollar (L$), que pode ser convertida em dólares verdadeiros, respeitando a sua cotação no dia corrente. Seguir uma carreira de sucesso no jogo atingirá diretamente a sua vida real! Há inúmeras maneiras de se obter uma fonte de renda: você pode criar objetos, construir imóveis, desenvolver acessórios para os avatares e muito mais. O ponto forte do jogo está em possibilitar que cada jogador desenvolva atividades com as quais tenha mais afinidade, sendo assim, o sucesso virá da criatividade e perspicácia de cada um.
O PERSONAGEM
O seu personagem é representado por um avatar, totalmente modificável através da modelagem 3D, permitindo que você o crie com aspectos físicos muito próximos dos seus ou qualquer outro padrão de beleza que lhe satisfaça. As modificações são inúmeras e cada parte do corpo possui diversas características para serem modeladas. Para deixar o seu personagem ainda mais próximo do seu estilo, é possível modificar, comprar e até mesmo criar as roupas dele. Além disso, pode-se importar imagens, criando a liberdade de personalização completa de qualquer objeto, como as roupas, por exemplo. Lembre-se que a maioria dos objetos do jogo foram criados pelos próprios jogadores, portanto, expressar a sua criatividade é algo muito importante.
O OUTRO MUNDO
Jogar Second Life é como viver em outra vida, porém virtualmente. A liberdade que o jogo lhe dá é incrível, permitindo que você trace uma vida paralela à vida real, concretizando e realizando seus planos até então impossíveis de serem atingidos em nosso mundo. O cenário do jogo é em terceira dimensão e completamente interativo, onde qualquer objeto encontrado em sua jornada viabilizará a sua interação conforme sua respectiva função. Seus cenários são baseados em uma típica ilha tropical, cercada por centenas de ilhotas. Mas não se preocupe com distâncias: neste mundo você pode voar e se teletransportar! Durante o jogo, há dois mapas disponíveis para ajudá-lo em sua localização: um mini mapa que representa a região onde você está e o próprio mapa, onde você visualiza o mundo por completo.
INTERAGINDO COM OUTROS JOGADORES
O jogo pode ser entendido como uma mistura de realidade virtual com site de relacionamentos. Usuários de todo o mundo conectam e comunicam-se entre si dentro do game, o que torna possível a relização de atividades em grupo. Além disso, os jogadores poderão compartilhar suas experiências e construir bens em conjunto.
COMPATIBILIDADE DE VÍDEO
O Second Life pode não funcionar corretamente em algumas placas de vídeo. Para uma maior clareza, segue abaixo a lista dos modelos que não são compatíveis com o jogo:nVidia RIVA TNT ou TNT2; ATI RAGE ou RAGE PRO, 320M, 340M, 345M ou modelos de números semelhantes; Intel, Intel Extreme; 3DFX; RIVA; TNT; SiS; S3; S3TC; Savage; Twister; Rage; Kyro; MILENNIA; a maioria das placas MATROX.
CONTAS DE USUÁRIO
Para conectar-se ao jogo é necessária a criação de uma conta com usuário e senha. Ela pode ser feita no próprio site do Second Life. Assim como em outros jogos online, há a opção de criar uma conta paga ou gratuita. É claro, a versão paga oferece privilégios como mesadas em Linden dollars, mas isso não quer dizer que você não possa ficar rico trabalhando no mundo virtual de Second Life!
O jogo já contagiou o mundo inteiro. O Second Life chegou aos 2 milhões de habitantes de seu mundo virtual, no ano de 2006. Os usuários que jogam ou participam deste mundo virtual estão crescendo rapidamente. Mas há reportagens que afirmam que os dados da Linden Lab, empresa que desenvolve o jogo, não mostram toda a verdade. Segundo reportagens, os usuários chamados ativos do Second Life, estão entre 200 mil e 230 mil pessoas, 10% do total da população que criou um avatar.
Em comparação, o jogo World of Warcraft, da Blizzard Entertainment, tem mais de 7,5 milhões de pagantes, que pagam 15 dólares por mês. A conta premium do Second Life tem custo de 9,90 dólares.
Recentemente, surgiu rumores que um determinado usuário dos EUA, ganhou Um milhão de dolares na vida real, em virtude de sua habilidade com o jogo, porém ninguem sabe ao certo quem foi o usuário americano que ganhou essa bolada.
Já se cogitou que o Second Life chegaria ao Brasil nesse ano de 2007 e o referido jogo seria o substituto do Orkut, mas como ainda não chegou, acredito que isso não passa de mais uma especulação.
Ninguém duvida que o Second Life esteja se transformando rapidamente em “hype” no mercado de tecnologia e publicidade. Mas acredito que a empresa Linden Lab vai precisar esclarecer os seus dados, para que não só hajam investidores interessados em aplicarem seus dinheiros em ações da Lindem Lab na Nasdaq, mas também o mercado publicitário possa investir de fato nesta "admirável segunda vida" .
Alvaro Augusto - Produtor Cultural e Advogado.
Blog postado em 20 de janeiro de 2007.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home