Tuesday, July 01, 2008

Grandes gravadoras se beneficiam de vendas não musicais


LONDRES (Reuters) - As gravadoras britânicas tiveram um grande aumento em sua receita vinda de vendas não musicais em 2007, compensando em parte a queda nas vendas de música gravada, disse um relatório divulgado na segunda-feira.
A BPI (Indústria Fonográfica Britânica), que representa as gravadoras do país, disse que as vendas não musicais aumentaram 13,8 por cento em 2007, chegando a 121,6 milhões de libras (242 milhões de dólares), contra 106,9 milhões de libras no ano anterior.
O crescimento refletiu o aumento no uso da música em publicidade, no cinema e em videogames, além dos contratos de merchandising, turnês e patrocínios.
Embora as vendas físicas e digitais de música ainda sejam responsáveis pela maior parte da receita das gravadoras (1,4 bilhão de libras em 2007), o relatório vê "sinais animadores de que essas novas fontes de receita contribuam para o aumento substancial da receita nos próximos anos".
O enfraquecimento das vendas de música gravada, que enfrentam a concorrência da pirataria online e de alternativas como os videogames, vem levando diversos artistas a fechar contratos que englobam várias coisas além de gravações.
Os chamados "contratos de 360 graus" cobrem todos os aspectos do negócio, em lugar de apenas música nova. Quando Madonna deixou a Warner Music no ano passado para fechar um contrato desse tipo com a Live Nation, que promove turnês, especialistas previram que outros artistas seguiriam seu exemplo.
No ano passado, o cantor americano Prince entregou um álbum gratuitamente, encartado num jornal britânico, em iniciativa de promoção de sua turnê. Recentemente, a banda Coldplay autorizou os fãs a baixar um single gratuitamente de seu novo álbum.

"O setor musical de hoje está irreconhecível, comparado ao de cinco anos atrás", disse o executivo-chefe da BPI, Geoff Taylor.
"As gravadoras evoluíram rapidamente, tornando-se empresas digitalmente capacitadas que geram receita importante por meio de licenciamentos."
O mercado global de música gravada é composto de centenas de selos independentes e de quatro grupos principais: Universal, Sony BMG, Warner e EMI.
Matéria extraída dos site Uol Musica
Alvaro Augusto - Produtor de Eventos
Matéria postada em 01 de julho/08

0 Comments:

Post a Comment

<< Home