Wednesday, April 30, 2008

BRIDGESTONE MUSIC FESTIVAL - Primeiro Festival de Word Jazz Music



O Bridgestone Music Festival estréia em São Paulo de 19 a 21 de junho, com atrações inéditas em palcos brasileiros. Durante três noites de shows, no Citibank Hall, a platéia poderá conhecer premiados astros do cenário internacional da Word Music com a cantora Soaud Mass, o Cantor e compositor mauritano Daby Touré e a cantora Dobet Gnahore da Costa do Marfim.
A programação do festival destaca ainda os músicos norte americanos de prestígio da na área do Jazz e do blues contemporâneo, como o pianista compositor de origem indiana Vijay Iver, o veterano organista Dr. Loniie Smith e a pianista e compositora RacheZ, no qual postamos em nosso blog sua carreira, vão se apresentar pela primeira vez no Brasil.
Não é um festival de Jazz mainstream e sim do que se chama hoje "World-Jazz". Reunirá músicos do Jazz e da World Music, mas todos com trabalhos "diferenciados" em seus segmentos.
A proposta do festival é oferecer um formato semelhante conhecido como “doublé bill” (programa duplo), que alguns dos festivais europeus mais charmosos, como de Marciac e Vienne, no interior da França, ampliaram suas audiências.
Marciac e Vienne começaram como pequenos festivais de jazz e, como o tempo introduziu atrações da Word Music na programação. Hoje estão entre os maiores eventos musicais da França. Assim, também aconteceu na Alemanha, Espanha, Inglaterra, Suíça entre outros, que hoje lotam nos verões seus mais prestigiados festivais como o formato de uma programação mais diversificada.
O festival pretende ainda estabelecer conexão entre os mais variados gêneros musicais, que até alguns anos atrás era quase impensável. A presença de músicos de generos diversos a cada noite surpreende com influencias musicais bastante incomuns.
“O pianista Vijay Iver, por exemplo é um jazzista nova-iorquino, mas que carrega em sua bagagem influencia da musica indiana. Contemporâneo do saudoso Andrew Hill há alguns anos, o quarteto dele contará com a participação mais do que especial do saxofonista indiano Rudresh Manhanthappa que evidencia um som bastante diferente do que ouvimos”.
Hoje ele é um dos músicos e compositor mais respeito entre os críticos norte americano, tendo ganhado por dois anos consecutivos o título de Jazz Composer e Jazz Artist of the Year pela prestigiosa DownBeat.
Na mesma noite, a ponte nos leva a mais prestigiosa cantora da Word Music atual, Suad Massi. Vivendo em Paris, essa argelina rompeu muito preconceito que havia contra esse tipo de música na França ganhando o prêmio Artista do Ano da emissora britnaica BBC e desde 2004, é presença obrigatória nos grandes eventos dôo gênero como WOMAD, idealizado por Peter Gabriel.
Souad faz um som diferente, um pop árabe, que é sucessor em todas as rádios da Europa. Seus shows estão entre os mais disputados nos últimos verões europeus e essa versão será especialmente preparada para a noite de encerramento da primeira edição do Bridgestone Music Brasil.
O formato do festival combina gêneros diferentes, como acontece com a programação de algumas FMS européia. “É como se você estivesse viajando de carro por uma pequena estrada, no interior da França ou da Itália, escutando radio. Cada nova música é uma surpresa para os ouvintes brasileiros, geralmente habituados a uma programação mais localizada e homogenia das rádios em geral no Brasil, explica o produtor e organizador do evento – Toy Lima responsável pelos extintos Heineken Concerts e Chivas Jazz
O BRIDGESTONE MUSIC FESTIVAL, aponta também para o fato do conceito da globalização ter chegado há pouco tempo ao showbiz brasileiro. “muitas pessoas, especialmente os jovens, estão se interessando mais por jazz e pela Word Music, sem aquela nostalgia por artista já muito veiculado no passado. As pessoas que gostam de música procuram sempre novidade, abrem os ouvidos a outras línguas, outros instrumentos e curtem sair de casa sem saber direito o que vão ouvir. Elas querem experimentar, querem conhecer mais. Um festival deve, antes de mais nada, surpreender o público.

O site oficial do festival está no ar desde o dia 20 de abril/08,
Inclusive já pode ser ouvida alguma coisa pelo site:
Alvaro Augusto - Produtor de Eventos.
Matéria postada em 30 de abril/08.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home