Thursday, December 06, 2007

O APAGÃO FONOGRÁFICO



O preço do CD desaba e a indústria busca sobrevida na isenção de impostos
Durante anos, a indústria produtora de discos se queixou do avanço da pirataria, enquanto afirmava repetidamente que não tinha condições de reduzir preços para tentar fazer frente à "concorrência desleal" da internet, dos camelôs e do crime organizado. A pirataria nunca parou de aumentar. Nem o mercado oficial de encolher. Neste 2007, quando gravadoras vivem uma espécie de "apagão" e a sensação compartilhada por produtores, artistas e consumidores é de que o formato CD está prestes a se desintegrar, a indústria fonográfica contradiz os antigos argumentos e protagoniza uma redução inédita e generalizada de preços para tentar se salvar do naufrágio.
A multinacional Warner, por exemplo, retirou do baú a quantidade fabulosa de 1.200 títulos em CD e DVD, de nomes outrora comercialmente preciosos como Frank Sinatra, Madonna, Gilberto Gil e Red Hot Chili Peppers, e os jogou no mercado por preços que chegam a 20, 18 e 16 reais. Até outro dia, era raro encontrar em lojas regulares os mesmos títulos por preços inferiores a 35 ou 40 reais. A gravadora EMI afirma que há muito não segue curvas de inflação e que, só neste ano, reduziu os preços em 20%.
A propósito está circulando pela internet o slogan acima ao lado direito, inclusive sugerindo que façam desse slogan um silkscreen para camisetas. Evidentemente esse slogan foi criado por aqueles que de alguma forma foram prejudicados ou não tiveram vez pela gravadoras quando as mesmas estavam por cima da situação.
Saiba mais sobre esse artigo interesse, escrito por Pedro Alexandre Sanches
http://pedroalexandresanches.blogspot.com/
Alvaro Augusto - Produtor Cultural e Advogado.
Matéria postada em 06 de dezembro/07.

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