Thursday, March 01, 2007

Tom Jobim ganha caixa com três documentários e um Filme com estréia prevista para 2008



A herança jobiniana realmente não tem fim. Nada mais justo com um dos artistas mais influentes de toda a história da música popular brasileira.
Na esteira das comemorações dos 80 anos de seu nascimento, o selo Jobim Biscoito Fino lança a caixa Maestro soberano, onde três DVDs dirigidos por Roberto Oliveira (o mesmo que assinou a série de Chico Buarque e a recente caixa de Elis Regina) destacam aspectos fundamentais e formadores da obra e do gênio de Tom Jobim.
O primeiro disco traz o documentário Chega de saudade que tem narração de Nelson Motta e enfoca a criação e o sucesso mundial da bossa nova. Surgem assim registros de clássicos como “A felicidade”, “Só danço samba” e “Se todos fossem iguais a você”, todas da dupla Tom e Vinicius.
O segundo disco, narrado por Chico Buarque, vem com o filme Águas de março que trata da relação íntima e apaixonada do maestro com a natureza e a ecologia em músicas como “Chovendo na roseira”, “Passarim”, “Borzeguim”, “Matita Perê” e “Correnteza”, entre muitas outras.
Narrado por Edu Lobo, o terceiro disco, Ela é carioca, enfoca outra grande paixão de Jobim, a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, cantada em “Wave”, “Corcovado”, “Samba do avião” e “Garota de Ipanema”, etc. Em todos os discos/filmes participações especiais de figuras como Chico Buarque, Paulinho da Viola, Gal Costa, Caetano Veloso, Edu Lobo e o fiel grupo que o acompanhou em suas últimas décadas de shows, a Banda Nova.
Além da música eterna de Jobim, a caixa recupera imagens históricas de um artista que fez do Brasil um país melhor.
Por outro lado está previsto dois documentários para o primeiro semestre de 2008 que irão retratar a obra de Tom Jobim, considerado um dos maiiores nomes da música popular brasileira.
Um deles, intitulado "Um Homem Iluminado", baseado em uma biografia homônima escrita por Helena Jobim, irmã do cantor e compositor. O roteiro ficará a carga de Nelson Pereira dos Santos que já trabalhou em filmes com Vidas Secas e Rio 40 Graus.
A produção terá ainda depoimentos de pessoas próximas ao músico e uma reconstituição do melhor momento de sua carreira. Já o musical "A música de Tom Jobim" terá como tema o Rio de Janeiro e as mulheres que passaram pela vida do cantor e compositor carioca.
Materia extráida da redação do site terra em 22 de fevereiro de 2007.
Alvaro Augusto - Produtor Cultural e Advogado.
Matéria postada em 01 de março de 2007.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home