Wednesday, March 14, 2007

YouTube da Microsoft


O novo YouTube da Microsoft, chama-se Soapbox.
Ele estava em fase de testes fechado (apenas para convidados) desde setembro passado. Em meados de fevereiro, foi aberto ao público em geral, ainda em fase de teste (versão Beta, como é chamada).
Como depende de receber conteúdo produzido pelo público, por anônimos, por internautas, enfim, ainda tem um acervo muito pequeno. Hoje falaram em 25 mil vídeos disponíveis, o que não dá nem para começar em pensar em enfrentar o YouTube.
Apesar disso, por fazer parte do universo MSN, acaba recebendo uma audiência razoável, de 60 mil a 80 mil visitantes únicos por dia, segundo dados divulgados nesse evento Microsoft essa semana em Bellevue, Washington.
Se é melhor ou pior que o YouTube, o público é que vai dizer, porque isso depende muito de como os interessados vão navegar no site.
Estamos acostumados, por exemplo, a ver o filminho no YouTube numa janela à esquerda, ficando à direita a lista com outros resultados da pesquisa e informações e recursos diversos, incluindo o endereço que você pode usar para colar o vídeo em seu blog.
O site da Microsoft meio que entra na contramão: o filme é apresentado à direita; no centro da tela ficam as janelinhas com outros resultados e, no canto esquerdo, um menu.
O YouTube é todo em fundo branco, com supercontraste de todas as informações; o Soapbox é azul, com tons sobre tons dessa cor e o contraste é dado pelo uso de tipologia amarela e branca.
A Microsoft diz sempre que procura facilitar, tornar natural o que chama de "experiência" do usuário, mas acho que dificilmente alguém vai descobrir "naturalmente" onde está o código para colocar o vídeo em seu blog. Para chegar a ele, é preciso clicar no guia chamada share, que traz várias opções para compartilhar o vídeo, como colocá-lo em um blog. Se você está no Messenger, pode assistir o vídeo "junto"com seu interlocutor.
Por enquanto, tudo está em inglês, mas você pode colocar guias de identificação do seu vídeo em qualquer idioma. A pesquisa também pode ser em qualquer idioma, é óbvio: depende apenas das pessoas estarem usando essa ou aquela língua para identificar o vídeo.
Isso, na verdade, é como no YouTube. A diferença é dada pela quantidade de pessoas colocando vídeos. Uma busca com a expressão "bossa nova"no Soapbox trouxe dois resultados; no YouTube, a primeira janela trouxe 20 de cerca de 1.800 disponíveis. Com jazz, cerca de 51.400 no YouTube original, 117 no da Microsoft.
Mais informações vocês podem acessarem o site do soapbox
Matéria extraída do site circuito integrado da folha on line.
Alvaro Augusto - Produtor Cultural e Advogado.
Matéria postada em 14 de março de 2007.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Olá. Ainda nao conheço o "youtube" da microsoft, vou dar uma olhada..
Muito bom o blog. Parabéns.

12:19 PM

 

Post a Comment

<< Home